psicologia

Thank you, Oliver Sacks.

AP_oliver_sacks_jef_150219_16x9_992

Oliver Wolf Sacks, CBE, (Londres, 9 de julho de 1933Nova Iorque, 30 de agosto de 2015), foi um neurologista, escritor e químico amador anglo-americano. Renomado professor de neurologia e psiquiatria na Universidade de Columbia, onde obteve o título meritório denominado “Artista Columbia”. Passou muitos anos na faculdade de clínica da Faculdade de Medicina Albert Einstein na Universidade de Yeshiva. Em setembro de 2012, Sacks foi nomeado professor de neurologia clínica na NYU Langone Medical Center, com o apoio da Fundação de Caridade Gatsby. Ele também ocupou o cargo de professor visitante na Universidade de Warwick, no Reino Unido.[1]

tumblr_n8pbq3G8cH1r75x33o1_1280

Sacks é o autor de vários best-sellers,[2] incluindo várias coleções de estudos de casos de pessoas com distúrbios neurológicos.

Em 1966 começou a trabalhar, também como neurologista, no Hospital Berth Abraham, no Bronx, em Nova Iorque. Na ocasião, conheceu um grupo de pacientes que se caracterizavam por estar há décadas num estado catatônico, incapazes de fazer qualquer tipo de movimento. Constatou que esses pacientes eram os sobreviventes de uma grande epidemia da doença do sono que assolou o mundo entre 1916 e 1927. Tratou-os então com um medicamento novo, o L-dopa, que permitiu que eles regressassem a uma vida normal. Este caso inspirou-o a escrever em 1973 o livro Awakenings, que em 1990 foi adaptado para o cinema, no filme estrelado por Robin Williams e Robert De Niro, que recebeu, no Brasil, o título Tempo de Despertar e, em Portugal, Despertares.

Fonte: Wikipedia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s