fisioterapia, saúde masculina

Espelho, espelho meu… existe algum pinto maior do que o meu!?

Consultório_1_6_14

De uns tempos para cá, a preocupação com a aparência física passou a não mais pertencer só ao universo feminino. Os homens, hoje, também criaram o seu modelo ideal de corpo, e vão em busca dele. Da mesma forma que acontece com as mulheres, os homens também começam a pagar caro por esse desejo de corpo ideal. Logicamente que o tamanho do pênis não poderia ficar fora desse ideal, bem como a conseqüente “obrigatoriedade” em ser um atleta sexual performático.

Daí, em vez de nos mostrarmos mais viris, deparamos com uma fragilidade que vem carregada de angústia, depressão, ansiedade, stress, dificuldades afetivas, medo do fracasso e comportamentos compensatórios potencialmente perigosos e destruidores.

Ficou confuso? Deixa que eu explico, isso foi só a introdução. Falo aqui sobre a obsessão por um corpo, ou parte dele, ideal. Esse tipo de “obsessão” é conhecida por Dismorfofobia ou Complexo de Adônis (nos homens), mas o correto mesmo, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID-10/F45.2), é Transtorno Dismórfico Corporal,  que caracteriza-se por:

  1. Preocupação com um imaginado defeito na aparência. Se uma ligeira anomalia física está presente, a preocupação do indivíduo é acentuadamente excessiva.
  2. A preocupação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
  3. A preocupação não é mais bem explicada por outro transtorno mental (por ex., insatisfação com a forma e o tamanho do corpo na Anorexia Nervosa).

Em outras palavras, é uma alteração da sua auto-imagem, ou seja, uma percepção alterada do que a pessoa acredita ser, quanto a sua imagem corporal, e aquilo que realmente é.   Essa percepção alterada pode ser de qualquer parte do corpo. Quando a pessoa se acha gorda, mas na verdade ela é macérrima, temos a Anorexia. Se a questão é a musculatura, quando uma pessoa, em geral homem, se acha com a massa muscular pouco desenvolvida ou débil, mesmo sendo “sarado”, é chamado de Transtorno Dismórfico Muscular ou Vigorexia.

Então, quando um cara tem o pênis em dimensões normais em ereção, que é em torno de “14 x 13 cm”, e que devido a fatores basicamente sociais (não deveria ser sexuais?), ele acha que seu pênis é pequeno ou inadequado, chamamos de Transtorno Dismórfico Peniano. Se formos pensar sobre o apecto psiquico, os homens que têm essa obsessão, não dismerecendo sua angustia pelo suposto pênis pequeno, teriam que, além de consultar um urologista, consultar também um psiquiátra.

Com isso, eis que surge uma ótima estratégia de mercado, não acha? Quem nunca recebeu na sua caixa de e-mail um “aumente seu pênis”, enviado pelo próprio deus Priapus diretamente do Olimpo?

aí, em vez de Transtorno Dismórfico Peniano podemos chamar de “Complexo de Priapus”. Até porque Adônis está longe de ter um ideal peniano, como vemos aqui.

Veja mais em:

http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=390&sec=98
http://www.news-medical.net/news/2006/04/05/13/Portuguese.aspx
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232005000100015


16117355_1117231791708884_1254974044_nMauro Barbosa Jr (CREFITO 2: 78585F) é Mestrando em Ciências – Pós-graduação em Ciências Médicas/UERJ – pesquisa em saúde sexual masculina, Fisioterapeuta da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro. Responsável pela ambulatório de fisioterapia em saúde sexual masculina na Clínica Vivace, Membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Sexualidade Humana, Professor das pós-graduações da InterFISIO e Universidade Castelo Branco, módulo de saúde masculina.

Contato: maurolbarbosa@live.com
Atendimento: Vivace
Avenida Rio Branco, 185 – Sala 403 – Centro – Rio de Janeiro, RJ
(21) 3199-0400

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s