psicologia

Abordagem do suicídio pela mídia é tema de cartilha do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde elaborou uma cartilha para orientar jornalistas na divulgação e abordagem sobre o suicídio. O material traz sugestões sobre a cobertura deste tipo de morte.

A cartilha foi lançada no final de setembro, mas o Ministério segue divulgando a iniciativa por meio do LinkedIn com mensagens individuais para pessoas que têm perfil de jornalista na rede social.
Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS. São números expressivos, que revelam um problema de saúde pública complexo, com sérias consequências emocionais, sociais e econômicas.
Muitas pessoas e veículos de comunicação evitam falar a respeito. O que nem sempre é a melhor decisão. Um problema dessa magnitude não pode ser negligenciado. Sabemos hoje que o suicídio pode ser prevenido. Uma comunicação correta, responsável e ética é uma ferramenta importante para evitar o efeito contágio”, diz a mensagem do Ministério.
O material, que está disponível para download neste link, traz também exemplos de matérias que devem ser evitadas, além de uma lista com telefones úteis, dicas sobre locais em que as pessoas podem buscar ajuda, atenção à linguagem utilizada para descrever o óbito, sugestão de entrevista com especialistas em prevenção, entre outras informações.
“Não dar destaque à notícia, evitar muitas atualizações, não divulgar o local e o método com detalhes e não publicar fotos ou cartas na íntegra são algumas das coisas que você pode ficar atento ao escrever uma matéria. A comunicação correta pode ajudar a salvar vidas e evitar o sofrimento de muitas famílias”, conclui a nota.
Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s