Toni Erdmann
arte

CinePsiquê Especial Festival Sesc Melhores Filmes (SP)

O projeto CinePsiquê é uma parceria com o Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq-FMUSP). O objetivo é utilizar a capacidade única que o cinema tem de criar as mais variadas representações da realidade para assim discutir a questão dos transtornos mentais e das formas singulares de subjetivação. Mensalmente, um filme é alvo de debates entre profissionais da saúde e do cinema; com isso cria-se um diálogo entre os universos da arte e da ciência, de modo a construir interpretações para questões humanas muitas vezes estigmatizadas socialmente.O projeto acontece desde 2015 e já contou com diversos convidados, entre eles, Cristina Peterman,Cunha Junior, Jean Claude Bernardet, entre outros.

A programação inicia com a sessão Toni Erdmann.Winfried (Peter Simonischek) é um senhor que gosta de levar a vida com bom humor, fazendo brincadeiras que proporcionem o riso nas pessoas. Seu jeito extrovertido fez com que se afastasse de sua filha, Ines (Sandra Hüller), sempre sisuda e extremamente dedicada ao trabalho. Percebendo o afastameto, Winfried decide visitar a filha na cidade em que ela mora, Budapeste. A iniciativa não dá certo, resultando em vários enfrentamentos entre pai e filha, o que faz com que ele volte para casa. Tempos depois, Winfried ressurge na vida de Ines sob o alter-ego de Toni Erdmann, especialista em contar mentiras bem-intencionadas a todos que ela conhece.

Após a sessão haverá bate papo com debatedores convidados, Daniel Martins de Barros: psiquiatra do Ipq-FMUSP e bacharel em Filosofia; Christian Dunker: psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo; Sandro Macedo: jornalista da Ilustrada de Folha de São Paulo.

No mesmo dia, haverá o lançamento do volume 6 do livro Cinema e Psicanálise, com organização de Christian Dunker no hall do CineSesc, a partir das 18h.

Sessão

Toni Erdmann (Dir.: Maren Ade, Alemanha/Áustria/Suíça/Romênia, 2016, 162 min, 16 anos) Winfried, um professor de música de meia-idade, decide fazer uma visita surpresa a sua filha Ines, que trabalha em Bucareste. Seu plano é simples e parece infalível: se reconectar com ela através do seu valioso arsenal de piadas excêntricas. Para isso, ele se transforma em Toni Erdmann, um personagem bizarro. Ines, por sua vez, se desespera ao ver sua vida perfeitamente organizada abalada por um imprevisto desta proporção. Quando seu pai lhe pergunta se está feliz, ela se vê sem resposta, dando início a uma mudança profunda.

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência. Gratuito. Classificação 16 anos

Bate papo

Após a sessão com os convidados Daniel Martins de Barros: psiquiatra do Ipq-FMUSP e bacharel em Filosofia; Christian Dunker: psicanalista e professor titular da Universidade de São Paulo; Sandro Macedo: jornalista da Ilustrada de Folha de São Paulo.

Após a sessão. Gratuito. Classificação 16 anos

Serviço

CineSesc (279 lugares)

Rua Augusta, 2075 – Cerqueira César – São Paulo / SP

Fone: (11) 3087-0500

email@cinesesc.sescsp.org.br

Horário de funcionamento: das 13h15 às 21h30

Os ingressos serão distribuídos a partir das 18h gratuitamente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s