psicologia

Psicologia e Psiquiatria – Qual a diferença?

É comum que muitos pacientes não saibam a diferença entre o profissional de psicologia e de psiquiatria e, em vários casos, mesmo sabendo a diferença entre eles, não sabe em que momento procurar cada um.

Ambos tratam de nossos transtornos mentais em vertentes diferentes: o psiquiatra é um médico que dará o remédio para tratar o lado biológico de nossos sentimentos e condições. Ou seja, se você está com uma grave depressão, o seu cérebro está liberando poucas substâncias químicas que são responsáveis por nossas sensações de prazer e bem estar, como a serotonina e a dopamina. Em casos de ansiedade, ele dará um outro tipo de remédio e assim sucessivamente.

Já o psicólogo, trata a mente através da palavra e da compreensão dos nossos padrões de pensamentos. Ele vai mudar a forma como nós sentimos e percebemos a vida ao longo das sessões. Em linhas gerais, o psiquiatra ameniza os sintomas de nossos transtornos pelo lado biológico, enquanto o psicólogo trata os problemas pelo lado psicológico. O psiquiatra trata o lado objetivo e o psicólogo o subjetivo, por isso que em casos graves de problemas psíquicos o recomendável é unir ambas as especialidades.

QUANDO PROCURAR CADA UM DELES?

Caso seu estado mental esteja afetando de modo grave a sua vida, impedindo que faça suas atividades do cotidiano como trabalhar, sair com amigos, tendo alterações do sono e te dando uma vida disfuncional, é importante procurar um psiquiatra para amenizar os sintomas imediatamente.

No entanto, na maioria dos casos o remédio não promove a cura, apenas amenizando os sintomas e, uma vez suspendendo-o, a condição volta. Por isso que o psicólogo se faz necessário, já que a psicoterapia fará com que os sintomas se amenizem naturalmente no longo prazo e, de modo gradativo, os remédios não serão mais necessários.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s