psicologia

Luto: a dor inevitável da perda

Ao contrário do que muitos pensam, o processo de luto não existe apenas quando há a morte de algum ente querido, mas também por qualquer rompimento ou perda significativa ao longo da vida: fim de um casamento, perda de emprego, filho indo morar em algum lugar distante etc.

A palavra “Luto” vem do Latim “Lucto” que significa “dor, mágoa ou lástima” e até mesmo os bebês, antes de aprenderem a falar, já demonstram vivenciarem o luto, sendo observável em desenhos e jogos.

Segundo o Portal dos Psicólogos, o luto é um processo normal e adaptativo de qualquer pessoa, sendo variante para cada indivíduo. Além da tristeza, é comum vir uma série de sentimentos negativos como raiva, revolta, desespero, solidão, ansiedade, choque, confusão e culpa, considerando que muitos ficam com a sensação de que “nunca foram bons o suficiente”. Há casos também que há manifestações físicas, como problemas para dormir e alteração no apetite.

O mais recomendável é que a pessoa vivencie todos os sentimentos e não os reprima. Ao longo dos meses, a dor associada ao luto tende a diminuir consideravelmente e logo depois vem a fase da superação, dando espaço para emoções mais positivas, como amor, saudade e alegria. Depois de um longo período, às pessoas tendem a lembrar da pessoa amada com carinho e, mesmo que a emoção venha, ela estará associada a sentimentos mais positivos.

Neste período de intensa dor emocional, é válido procurar a ajuda de um psicólogo para auxiliar na diminuição dos sentimentos negativos e também para que a pessoa supere mais rápido, especialmente se há uma intensidade exagerada e disfuncional, prejudicando não só a própria pessoa, mas também aqueles que estão a sua volta. O profissional vai ajudar a pessoa à “organizar” os sentimentos e também elaborá-los com mais eficiência.

O luto é a transição de um vínculo estabelecido para o fim dele e a dor é inevitável. No entanto, assim como nossas feridas físicas, a emocional também tem um começo, meio e fim.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s