psicologia

Por que sentimos raiva?

A raiva é uma das emoções mais comuns dos seres humanos, sendo uma energia gerada quando temos alguma expectativa frustrada, quando nos sentimos enganados, atacados ou tratados de forma injusta. Mais do que ser uma emoção destrutiva, ela tem a função de proteger o indivíduo.

Segundo um artigo publicado no blog Sbie, se a emoção for bem canalizada, ela pode ajudar a impulsionar o indivíduo a agir para realizar algo produtivo e superar determinada dificuldade de modo construtivo, mudando a forma de pensar e agir. No entanto, esse sentimento em excesso pode causar uma série de problemas, como depressão e ansiedade, além de ter a vontade de hostilizar ou destruir o agente causador da raiva.

Lidar com essa emoção pode ser desafiador considerando que tanto reprimir quanto liberar em excesso pode causar prejuízos ao indivíduo. A raiva em excesso faz com que o corpo entre em estado de estresse, descarregando adrenalina demais no organismo e, por consequência, pode causar alterações no próprio físico, como aumento dos batimentos cardíacos, tonturas, vertigens, tremores, inquietação e insônia.

A raiva é uma emoção perfeitamente normal, saudável, como qualquer outra que sentimos” – diz o psicólogo mexicano Michel Reyes, em ma palestra feita em Porto Alegre (via GaúchaZH)- “Ficamos felizes por um tempo e tristes em outros momentos. Socialmente, a raiva está condicionada a uma série de expectativas culturais. Creio que as culturas brasileira e mexicana não diferem muito em alguns aspectos: a raiva é um sentimento mais censurado nas mulheres; aos homens, é um pouco mais permitido. Em diferentes contextos, diversas expressões emocionais não são apropriadas. No trabalho, não é esperado que manifestemos nossa raiva, e sim que sejamos mais serenos.”

Caso a pessoa não esteja conseguindo conviver com a raiva de modo funcional, gerando sentimentos de mágoa ou rancor, é uma boa ideia procurar ajuda de um psicólogo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s