psicologia

A vingança quando canalizada da forma correta pode ser muito produtiva

O desejo de vingança é um sentimento que temos quando nos sentimos injustiçados – o que pode ser real ou não – devido a uma situação provocada por uma pessoa ou um grupo. Fica uma espécie de “dívida” a ser paga e queremos que aquele nosso sofrimento seja reparado gerando sofrimento no outro.

Mesmo sendo uma discussão ética em nossa sociedade, o sentimento em si é muito comum. De acordo com um estudo feito por pesquisadores da The Ohio University, nos Estados Unidos (via UOL), que analisou a reação de alguns estudantes diante de algumas possíveis histórias para um programa de TV, mostrou que a maioria dos entrevistados classificou os enredos em que o vilão sofre uma vingança como mais divertidas quando comparadas as que ele foi perdoado.

Um dos autores do estudo, o professor assistente de comunicação, Matthew Grizzard, disse que a pesquisa prova que é da natureza humana esperar que o vilão seja punido de uma forma justa.

“A falta de punição requer um nível de deliberação que não nos chega naturalmente. Mas podemos apreciá-la, mesmo que não pareça particularmente agradável” – diz.

Outra pesquisa, desta vez realizada por pesquisadores suíços, concluiu que realizar uma vingança pode ser gratificante inicialmente, mas a médio ou longo prazo acaba tendo efeito oposto, já que ela não extingue os sentimentos de hostilidade, além de prolongar o dissabor da infração inicial.

Assim como a raiva dita em um artigo anterior, a vingança é uma energia gerada que mobiliza muito o ser humano e, quando canalizada da forma correta, pode ser muito produtiva para que a pessoa supere adversidades, ou coloque aquela energia em seu trabalho, por exemplo. No entanto, seu poder destrutivo geralmente se volta contra a própria pessoa que deseja se vingar e os sentimentos de mágoa e rancor podem acabar provocando uma vida disfuncional e levar a outros problemas, como a depressão.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s