psicologia

Terapia via videoconferência é tão eficaz quanto a presencial?

O atendimento online via videoconferência era uma prática que estava se tornando cada vez mais comum. Após o isolamento social, a alternativa se tornou solução para que os psicólogos continuarem atendendo os seus pacientes. Só que fica a dúvida: será que o atendimento online é tão eficiente quanto o presencial?

A doutora em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Maria Adélia Minghelli Pieta, conduziu um estudo de dois anos onde metade dos pacientes eram atendimentos presencialmente e a outra metade via videoconferência. A conclusão foi de que não há diferença entre as duas formas de atendimento :

“Diante do grande número de evidências, sou a favor do atendimento psicológico a distância. Em certa medida, ele reproduz o que acontece nos encontros presenciais” – diz Maria Adélia (via Veja Saúde).

Outro que conduziu um estudo semelhante foi o psiquiatra Wagner Gattaz, diretor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele avaliou 107 pacientes com depressão, sendo que destes, 52 foram tratados por Skype e 55 pelos métodos tradicionais. Sua conclusão foi de que os adeptos do tratamento pela internet teve uma adesão maior.

“Muitas vezes, o atendimento a distância é o preferido porque torna o tratamento mais acessível. Em um país de dimensões continentais, há inúmeros rincões sem um serviço de saúde mental por perto” – disse.

Além disso, o custo das consultas online tendem a ser mais baratos, representando uma vantagem econômica também ao paciente. É mais cômodo e mais em conta.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s