psicologia

O que é Inteligência Emocional?

Inteligência Emocional é um termo que se refere a capacidade da pessoa em administrar as próprias emoções e usá-las ao seu favor, além de também entender como funciona as emoções das outras pessoas e, desse modo, construir relações saudáveis.

Em um mundo tão competitivo, viver a vida pode ser desgastante e estressante, considerando que temos inúmeros fatores que pressionam a gente a dar o nosso melhor, seja horários a cumprir, obrigações, contas a pagar, cuidar de filhos etc. Tantas coisas em nossa mente pode acabar resultando em problemas como ansiedade, depressão e outros tipos de disfunções sociais.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (Sbie), há cinco pilares que determinam uma pessoa inteligente emocionalmente:

  • Autorresponsabilidade: assumir a responsabilidade por tudo que acontece em sua vida;
  • Percepção das Emoções: reconhecer as emoções de si mesmo e dos outros, identificando as mensagens que trazem;
  • Gerenciamento de Emoções: saber controlar as reações emocionais a eventos e sabendo utilizar aquela energia de modo adequado;
  • Foco: capacidade para focar nos aspectos positivos das situações ou das pessoas;
  • Ação: Forma de enfrentar medo, tristeza e raiva.

“Inteligência emocional envolve a habilidade de perceber com precisão, avaliar, e expressar emoções; a habilidade de acessar e/ou gerar sentimentos quando eles facilitam o pensamento; a habilidade de entender emoções e conhecimento emocional; e a habilidade de regular emoções para promover inteligência emocional e crescimento intelectual” – diz os estudiosos Salovey e Mayer, no livro “What is Emotional Intelligence?”

“O indivíduo de IE elevada, mais centralmente, pode perceber melhor as emoções, usá-las no pensamento, entender seus significados e gerenciar emoções, do que outras. Resolver problemas emocionais provavelmente requer menos esforço cognitivo para esse indivíduo. A pessoa também tende a ser um pouco mais elevada nas inteligências verbais, sociais e outras, particularmente se o indivíduo tiver uma pontuação mais alta na porção de emoções compreensivas da IE.

O indivíduo tende a ser mais aberto e agradável que os outros. A pessoa de alta IE é atraída para ocupações que envolvem interações sociais como ensino e aconselhamento mais do que para ocupações envolvendo tarefas administrativas. O indivíduo de IE elevado, em relação a outros, é menos apto a se envolver em comportamentos problemáticos e evita comportamentos autodestrutivos, comportamentos negativos, como fumar, beber em excesso, abuso de drogas ou episódios violentos com outras pessoas”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s