psicologia

Quando devo procurar um psicólogo?

Ainda hoje, é comum ouvirmos que os psicólogos só devem ser procurados “pelos loucos”, o que é um equívoco, já que a psicologia existe para ajudar pessoas que estão com algum tipo de transtorno emocional.

Além disso, muitos também não buscam ajuda por desconhecimento e por acreditarem que sua condição psíquica se trata de um problema passageiro, não entendendo a gravidade e o quanto seu comportamento pode prejudicar sua qualidade vida.

A terapia é excelente para o autoconhecimento e é recomendável para todas as pessoas, mesmo que ela não esteja passando por uma doença psíquica. No entanto, ela é indispensável para aqueles que estão com problemas psicológicos.

Pensando nisso, decidimos selecionar alguns pontos a serem considerados para que você busque ajuda profissional.

  1. Dificuldade em se relacionar: quando outras pessoas começam a perceber que seu comportamento é disfuncional e que você não está percebendo isso, é importante considerar a busca de um auxílio profissional. Se as brigas começam a ser comuns e as relações interpessoais ficam muito ruins, é um sinal claro de que a pessoa precisa de ajuda.
  2. Sensação de não pertencer a algum lugar: Quando a pessoa começa a se sentir como se tudo fosse muito estranho e também sentem que “não se encaixam” na sociedade.
  3. Interferência no cotidiano: Fazer uma autoavaliação de quanto sua vida mudou nos últimos tempos e o quanto seus sentimentos e comportamentos fizeram com que você perdesse interesse em coisas que antigamente eram prazerosas.
  4. Não superar um trauma: eventos traumáticos são comuns na vida de qualquer pessoa, incluindo morte de um ente querido ou término de um relacionamento. O sofrimento é inevitável, porém o luto tem um período determinado e variante para cada pessoa, mas caso o comportamento se estenda por muito tempo, pode indicar um transtorno emocional e que a pessoa precise de auxílio profissional.
  5. Sintomas físicos: quando nosso psicológico não está bem, é comum que isso se reflita em nosso corpo. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, incluindo problemas estomacais, dores de cabeça, taquicaria, dores musculares, sudorese, problemas na pele etc.

O psicólogo atuará aplicando métodos científicos visando compreender a psiquê humana e vai atuar no tratamento e na prevenção de doenças mentais. Dentro da psicologia há diversos segmentos, incluindo Humanista, Junguiana, Gestalt, Lacaniana, Cognitivo-Comportamental etc.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s