O egoísmo é um traço de personalidade onde a pessoa prioriza seus próprios interesses, sentimentos e necessidades sem levar em consideração o outro, colocando a si mesmo acima de qualquer circunstância. É diferente do egocentrismo, que é quando a pessoa sempre “lê o mundo” por uma perspectiva pessoal. Egoísmo tem a ver com o caráter, enquanto o egocentrismo tem a ver com o modo que a pessoa lê o mundo.
Em alguns momentos da vida, é necessário que a pessoa tenha atitudes egoístas, considerando que há situações em que nossos desejos e visões particulares devem ser levadas com mais importância. O problema reside no exagero, quando nossos interesses estão sempre acima dos outros, levando as relações interpessoais desequilibradas onde apenas suas necessidades precisam ser supridas.
O egoísta acaba usando o outro em benefício próprio, se tornando uma espécie de “objeto” necessário para que suas necessidades sejam atendidas. Não há empatia pelo outro.Essa característica de personalidade leva a relações disfuncionais e a tendência é que a pessoa egoísta fique solitária no médio-longo prazo, não tendo relacionamentos amorosos e de amizade duradouros. Apesar de difícil, caso a pessoa se auto-identifique como egoísta, ela pode procurar ajuda com um terapeuta que o auxiliará a ter relações mais funcionais, mostrando que este comportamento acaba por prejudicar a ele mesmo.
Há alguns fatores que podem indicar que você está lidando com uma pessoa egoísta, entre eles:
- Você sente que a pessoa controlar a sua vida;
- O outro sempre se refere a si mesmo. É mais comum falar “eu” do que nós;
- A pessoa não se importa com seu sucesso, a menos que isso traga algum tipo de vantagem pra ela;
- Também não se importa com seus sentimentos e quando você começa a falar de si, o outro já começa a falar dele;
- Você nunca é levado em consideração;