psicologia

Vertentes da psicologia – qual é a mais indicada para mim?

A psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento humano e de suas interações com o ambiente físico e social. Ela deriva de duas palavras gregas: “psiquê” que significa “alma”, e “logia” que significa “estudo de”.

A função do psicólogo é avaliar e estudar os processos mentais do indivíduo e fazer com que aquelas características que causam sofrimento sejam corrigidas, mudando a percepção do mesmo com o mundo ou fazendo com que ele lide com as situações de modo diferente. Todas as vertentes da psicologia ajudam o indivíduo, porém cada uma delas tem um foco que pode ser mais eficiente para cada. Conheça um pouco sobre algumas das mais famosas.

Behaviorismo

Também conhecido como Psicologia Comportamental, o Behaviorismo é uma abordagem terapêutica que tem como objetivo estudar o comportamento do indivíduo. De forma bem resumida, o analista avalia as necessidades do paciente e utiliza técnicas que modificam os padrões de comportamento dele.

Cognitivo Comportamental

Uma das mais populares, a terapia cognitivo comportamental entende que a forma como a pessoa vê, sente e pensa com relação às situações causam o sofrimento psíquico. É uma forma clara e direta para tratar os transtornos ao modificar a percepção que a pessoa tem do mundo.

Cognitivo – Construtivista

Esta é uma terapia que procura explorar os pensamentos e emoções disfuncionais, não eliminando ou corrigindo-as, mas sim realizando uma consciência emocional do que ele sente. A partir da vivência das emoções disfuncionais, a própria pessoa muda a forma de lidar com elas.

Gestalt

A abordagem Gestalt procura enfatizar a responsabilidade do paciente perante todas as situações que acontecem, e também na experiência individual do momento atual. Não explora tanto o passado do indivíduo, focando no conceito do “aqui” e “agora” e o que você pode fazer hoje para mudar as situações e pensamentos.

Humanista

Como o nome sugere, a psicologia humanista é uma abordagem que abrange uma visão integral do ser humano, buscando compreender os desejos e a autorrealização. Diferente das outras vertentes que procuram solucionar de modo direto os problemas e comportamentos disfuncionais, a abordagem humanista tem como foco ajudar as pessoas em sua totalidade, como a saúde física, realização de seus lampejos criativos etc. Foca em todos os pontos que compõe a pessoa, não só na parte disfuncional dela.

Junguiana

Também chamada de psicologia analítica, a terapia junguiana busca resgatar a essência da pessoa para que ela viva de acordo com o que realmente é. Para essa abordagem, ao longo da vida acabamos reprimindo muitos aspectos que caracterizam nossa personalidade, que podem não ser vistos socialmente como adequados ou não estarem de acordo com as expectativas daqueles que nos cercam. Essa repressão dos nossos traços de personalidade acaba resultando em vários sintomas como ansiedade, depressão, falta de sentido para vida e vazio. A ideia da terapia junguiana é que a pessoa se transforme e viva de acordo com o mundo interno dela.

Psicanálise Freudiana

Baseado na teoria psicanalítica fundada por Sigmund Freud, esta vertente enfatiza os processos mentais oriundos do inconsciente. Basicamente, as causas de nossa infelicidade estão escondidas dentro da nossa mente não consciente, sendo que nossos desejos e pulsões podem gerar danos a nossa saúde psíquica. “Dar voz” ao inconsciente é a forma mais eficiente para superar traumas e dar ao indivíduo uma vida mais feliz e funcional.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s