comportamento

Redes sociais: o bom e o mau para a saúde da mente

As redes sociais podem causar um impacto na sua saúde mental, tanto de forma positiva como negativa. Pelo lado bom, você pode conversar com pessoas que sofrem de problemas semelhantes aos teus, encontrando grupos de apoio, além de ser uma ótima ferramenta para lidar com a solidão ao conversar com parentes que moram distante, amigos que fizeram parte da sua história etc.

Quando passamos por uma situação problemática, nem sempre as pessoas a nossa volta entendem a nossa dor, por mais que gerem empatia pelo que está sendo dito. Em casos de depressão profunda, é comum que a pessoa se isole, o que é mais prejudicial ainda. Conversar e compartilhar com pessoas que têm as mesmas dificuldades que você é importante e gera um conforto. A internet também tem esse poder de fazer você “pertencer” a algum lugar ou grupo.

Por outro lado, as redes sociais podem ser nocivas dependendo da pessoa que você segue, pois acabamos gerando sentimentos de competitividade e insuficiência ao nos compararmos com o outro que vende um “mundo de ilusão”. Um estudo concluiu que o Instagram é uma das redes mais prejudiciais à saúde mental justamente porque as pessoas demonstram apenas a “parte boa” de suas vidas, muitas vezes com edição de imagem, falsas viagens, o “corpo de academia” retocado, o cabelo hidratado e perfeito, o céu mais azul etc.

A atriz e YouTuber Mariana Xavier diz: “Não devemos comparar os nossos bastidores com os palcos alheios”, indo de encontro ao estudo que demonstra que, mesmo na inocência, as pessoas “forjam” uma realidade para ganhar likes. Não há problemas em você demonstrar uma conquista, um momento feliz ou uma viagem que você tanto quis fazer, o problema, como sempre, está no excesso e na “venda de uma ilusão”. Já o indivíduo que quer ter uma mente mais saudável, deve escolher bem as pessoas que segue.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s