Solidão: como lidar com esse sentimento?
psicologia, solidão

Solidão: como lidar com esse sentimento?

É do senso comum estar solitário e ter o sentimento de solidão como coisas diferentes, sendo este último relacionado a uma emoção negativa que pode acontecer mesmo quando estamos rodeado de pessoas a nossa volta.

Em um momento de luto, como a morte de alguém ou o término de um relacionamento, pode despertar este sentimento desagradável, afetando a autoestima e o bem-estar das pessoas. A pessoa sente-se triste, parece que “ninguém a entende” e dificilmente encontram motivação para mudar este sentimento. Pelo contrário: em muitos casos a pessoa tende a isolar-se e, desse modo, se sentir mais solitária ainda.

Caso este sentimento esteja atrapalhando de modo significativo sua vida, o mais recomendável é procurar um psicólogo para encontrar a causa da solidão e eliminá-la “em sua raiz”. No entanto, você pode colocar em prática algumas atitudes, como evitar o isolamento, por exemplo. Mesmo que você não esteja motivado a sair ou a encontrar alguém, é importante aumentar o vínculo com aqueles que gostam de você.

Caso você tenha mudado de cidade ou está em alguma circunstância onde as pessoas se afastaram (como a família ter mudado para outro lugar), recomenda-se procurar novos amigos, seja no ambiente de trabalho, na academia etc. Somos seres sociáveis, e é importante para uma vida saudável criar vínculos com outras pessoas. Caso o sentimento não desapareça, é importante buscar ajuda, pois você pode estar sofrendo com depressão.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s