O transtorno borderline, ou síndrome de borderline é caracterizado por um padrão muito instável no humor, comportamento e auto-imagem. É comum que as pessoas confundam o borderline com o transtorno bipolar, mas neste último as crises de euforia e depressão são muito bem marcadas, enquanto os borderlines se caracterizam por mudanças de humor muito bruscas e terem relacionamentos instáveis.
Quem sofre com TPB experimenta episódios intensos de raiva, depressão e ansiedade que podem mudar em apenas algumas horas. Entre os principais sintomas de quem sofre com esse transtorno estão:
- Esforço exagerado para evitar o abandono (real ou imaginário). O medo do abandono provoca uma necessidade exagerada de quem sofre desse transtorno não se sentir só.
- Relações intensas e instáveis com familiares, amigos e entes queridos, vriando do amor e ódio.
- Impulsividade e às vezes comportamentos perigosos.
- Auto-imagem distorcida.
- Humor intenso e altamente variável. Dificuldade em dominar as emoções
- Sentimento de vazio e solidão.
- Há casos de comportamento psicótico.
Pessoas que sofrem com transtorno borderline têm medo, baixa tolerância a qualquer tipo de frustração, e uma grande dependência dos outros para manterem-se estáveis. Além de difícil diagnóstico, o tratamento também é desafiador para os profissionais da psiquiatria e psicologia, mas os tratamentos mais modernos demonstram uma qualidade de vida melhorada para aqueles que sofrem do transtorno.
Entre os remédios utilizados estão estabilizadores de humor e antidepressivos. Já os psicólogos atuam no controle das emoções negativas, ensinando o borderline a enfrentar momentos de estresse.