Psicopata: o sedutor que faz você ter um forte vínculo emocional para te usar
psicologia

Psicopata: o sedutor que faz você ter um forte vínculo emocional para te usar

O psicopata é aquele que tem um padrão de comportamento onde a atitude de dominância é desmedida, e ele não consegue gerar empatia pelo outro e também não sente remorsos. Em geral, são pessoas encantadoras e elas sabem fazer com que o outro sinta empatia e gere um forte vínculo emocional para que você satisfaça algum desejo, mas a partir do momento que você não tem mais utilidade, ele descarta, deixando a vítima profundamente machucada emocionalmente.

A quinta edição do Manual de Diagnóstico e Estatística de Distúrbios Mentais (DSM-5), lista a condição como Transtorno de Personalidade Antissocial junto com a sociopatia, apesar de serem condições diferentes com traços em comum. Os psicopatas não sentem, mas aprendem a imitar as emoções e parecem pessoas normais e até mesmo “boas pessoas”.

Algumas características dos psicopatas incluem:

  • Ego inflado: se acha uma pessoa muito importante e tem domínio das situações;
  • Mentiroso: tem capacidade de dizer as informações falsas como verdade e tem até orgulho da sua capacidade de manipulação;
  • Sede por adrenalina: por não ter sentimentos empáticos, os psicopatas se sentem entediados facilmente, mas não toleram a monotonia. Precisa sempre quebrar regras sociais, em alguns casos, mesmo que minoritário, cometem crimes.
  • Impulsividade
  • Ausência de culpa
  • Irresponsabilidade

É comum que os psicopatas tenham demonstrado algum tipo de má conduta na infância e adolescência, geralmente matando um animal ou manipulando os colegas de escola.

Somente um profissional capacitado pode avaliar se a pessoa é um psicopata, e este material é apenas para referência. Caso o diagnóstico dê positivo, a psicoterapia é o único tratamento para o distúrbio e serve para aliviar sintomas, modulando o comportamento para que ele não prejudique as outras pessoas e também a si mesmo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s