Pessoas manipuladoras: como reconhecer que aquela pessoa "gentil" está querendo te dominar?
psicologia

Manipuladores: como reconhecer que aquela pessoa “gentil” está querendo te dominar?

A manipulação emocional quase sempre não é óbvia e pode acontecer em qualquer tipo de relação: amizade, trabalho, relacionamento amoroso ou familiar. Justamente por ser sutil (na maioria das vezes), ela passa despercebida e a pessoa manipulada tem certeza que chegou a conclusão sobre determinado assunto ou pessoa por ela mesma, levando a uma vida disfuncional e que também pode acarretar em transtornos psicológicos no médio ou longo prazo.

Não é fácil identificar um manipulador, considerando que ele geralmente se demonstra aquela pessoa amiga e que está contigo em “todos os momentos”, demonstrando gentileza. No entanto, há alguns sinais claros:

  1. Manipulam por meios de palavras: Uma pessoa manipuladora diz a você coisas que parecem genuínas e sinceras e fazem você se sentir responsável por situações que ele próprio quem tem culpa. Invertem as situações, dizem uma coisa e depois desmentem.
  2. Distorcem fatos: Usam frases fora de contexto, reconta histórias com a visão deles e fazem os outros terem ideias erradas sobre você.
  3. Você se sente culpado: Sendo uma das grandes “cartas na manga” dos manipuladores, eles conseguem fazer você se sentir culpado mesmo que não haja nenhuma situação em que você, de fato, tenha responsabilidade. A culpa do mau comportamento dele é sua.
  4. Minimizam seus problemas: Pessoas manipuladoras tendem a fazer pouco caso dos seus problemas e a vida de quem manipula é sempre pior, sendo mais estressante, mais difícil, mais “tudo”. Caso você reclame de algo que o manipulador fez, você quem é “radical demais”.
  5. Passivo-agressivo: Este comportamento é comum em pessoas manipuladoras. Elas não “falam nada”, mas o comportamento e a expressão do rosto fazem você se sentir mal, onde o silêncio te deixa angustiado.
  6. Vampiros emocionais: A toxicidade da pessoa manipuladora faz com que você se sinta exausto e cansado, muitas vezes sem sentir. Tiram a sua energia.
  7. Agressão: Em casos mais graves, o manipulador usa de linguagem agressiva contigo. Quando não conseguem mais te manipular, é comum que haja casos de agressões físicas, numa tentativa de te dominar.

Reconhecer esses sinais é importante e uma terapia pode fazer com que você enxergue a tentativa de manipulação do outro e não passe por situações que levam a sofrimento.

Com informações de Psicólogo e Terapia.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s