A negação é um termo utilizado em psicologia quando a pessoa, de forma inconsciente, não quer tomar conhecimento de algum desejo, fantasia, pensamento ou sentimento, negligenciando a gravidade das situações. Ela foi amplamente estudada por Anna Freud, filha de Sigmund Freud e, segundo ela, é um mecanismo de defesa onde a pessoa entra em conflito para não lidar com a realidade.
Os psicólogos tratam a negação como o primeiro estágio de um ciclo de enfrentamento, e essa defesa existe justamente para ficarmos em uma posição mais confortável e não lidar com aquela situação, protegendo o nosso estado emocional, o que no futuro, pode gerar um problema maior ainda. Negar a realidade não ajuda a manter nossa saúde mental.
Há alguns sinais que podem indicar que você está em negação, incluindo:
- Os outros são culpados de seus problemas: quem está em negação responsabiliza o outro pelos acontecimentos de sua vida. Sua família, seu chefe, seus vizinhos, os amigos, todos que fazem da sua vida um problema, e não você;
- Você nunca está errado: você sempre toma a atitude certa e os outros quem não p entendem;
- O mundo conspira contra você: os outros não te deixam em paz e parece que o mundo inteira está contra você;
- Você sempre tem uma desculpa: qualquer deslize que você não tenha como colocar a culpa no outro há uma justificativa lógica;
- As coisas poderiam ter sido diferentes: qualquer situação que você passou na vida poderia ter sido diferente.
- A situação não é tão ruim quanto parece: você pode estar uma relação abusiva, se machucando emocionalmente ou fisicamente, se afastado de pessoas queridas, causado sofrimento aos outros, viciado em alguma substância lícita ou ilícita, mas o problema, para quem está em negação, “não é tão grave assim”.
- Consequências inexistentes: As pessoas que estão em negação não aceitam as consequências de seus atos.
As pessoas que estão em negação, no fundo, sabem e sentem um leve desconforto por isso, mesmo que de forma inconsciente. Um psicólogo pode ajudar a pessoa a restaurar o contato com a realidade.
Com informações de Psicólogo e Terapia