Os antigos gregos já diziam “Mens sana in corpore sano” (“Uma mente sã num corpo são”), entendendo a importância da prática dos esportes para nossa saúde mental. Hoje em dia, a psicologia reforça esse discurso e entende o quanto é importante colocar o nosso corpo para se movimentar para termos um bem estar mental.
Segundo um artigo do canal Psicólogo e Terapia, a pratica de esportes é imprescindível para melhorar questões de autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, relação com as pessoas, concentração, além de aliviar sintomas de estresse, ansiedade e depressão.
A atividade esportiva pode ser qualquer uma que faça a pessoa se sentir bem, como a academia, futebol, volley, artes marciais ou até mesmo atividades como dança. Os estudos da área indicam que os esportes ajudam a pessoa a se autoperceber, dirigindo a atenção às suas sensações corporais, como a respiração.
Um estudo feito pela Unicamp aponta que atividades esportivas aumentam a capacidade de comunicação das células e ajudam a melhorar a memória. Além disso, os esportes também auxiliam o nosso bom humor por uma questão biológica, já que libera neurotransmissores como endorfina e dopamina que são responsáveis pela a sensação de bem estar.
“O exercício físico é tão importante que ele deveria ter um lugar especial na vida de cada pessoa. Com a prática, as pessoas podem repensar o seu modo de vida. O esporte, não como um fim em si mesmo, mas como um meio para alcançar a mudança de uma série de hábitos. Tais hábitos são comportamentais e com a ajuda do autoconhecimento, eles podem ser mudados.” – diz o artigo do Psicologo e Terapia.
Portanto, para ter uma vida mais saudável e feliz, é fundamental atingir várias vertentes ao mesmo tempo, incluindo a prática esportiva.