Sou HIV positivo! Como a psicologia pode me ajudar?
psicologia

Como a psicologia pode ajudar pessoas que vivem com HIV+?

No dia 1 de dezembro é comemorado, em várias partes do mundo, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, com o objetivo de promover o entendimento sobre o assunto, divulgar métodos de prevenção e quebrar os preconceitos que ainda circulam perante os portadores do vírus.

Além do HIV, os soropositivos enfrentam outros desafios, como a discriminação da sociedade oriunda da falta de informação (conhecida como Sorofobia), que ainda associa o vírus a libertinagem sexual, homossexualidade e crê que os portadores não podem mais ter relações sexuais ativas, especialmente com pessoas que não possuem o vírus.

Após o diagnóstico positivo, as pessoas sofrem uma “avalanche” de sentimentos e emoções, passam a ter medo de seu futuro, e precisam adotar um novo estilo de vida. Nessas horas, um psicólogo é fundamental para auxiliar a pessoa a ter mais saúde mental e conseguir lidar com os desafios que virão ela frente.

A depressão em pessoas que tem HIV é maior do que na população em geral, não só pela pressão de conviver com o vírus, mas também por alguns remédios antirretrovirais que podem alterar o humor de forma biológica, endossando ainda mais a importância da psicoterapia para pessoas com HIV.

As pessoas que contraem o HIV podem ter uma vida normal, além de que aqueles que se tratam com os remédios antirretrovirais e possuem carga indetectável não transmitem o vírus.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s