Complexo de Rejeição: quando acreditamos que somos sempre rejeitados por todos a nossa volta
comportamento

Complexo de Rejeição: quando acreditamos que somos sempre rejeitados por todos a nossa volta

O sentimento de rejeição é um dos mais angustiantes do ser humano, já que a sensação de que nossa presença não é bem-vinda e que não estamos agradando em um núcleo social acaba sendo muito doloroso emocionalmente. Quando temos o constante sentimento de que seremos rejeitados e já ficamos previamente na defensiva, com um medo enorme disso acontecer, entende-se que a pessoa possa sofrer do complexo de rejeição.

Esse complexo age como um bloqueio para o desenvolvimento de relações interpessoais sadias, e antes mesmo que a pessoa seja rejeitada, ela já toma uma posição que, muitas vezes, não era necessária. Basicamente, quem sofre do complexo de rejeição age com vou terminar / vou embora / desisto / não me apegoantes de acontecer, de fato, a rejeição.

O paradoxo é que esse comportamento é disfuncional e leva justamente a pessoa que sofre com esse complexo a ser rejeitada, o que piora mais ainda o seu quadro, e fica em um ciclo tóxico para as relações interpessoais.

Geralmente o complexo de rejeição surge por alguma experiência traumática, como bullying na escola quando criança, a rejeição dos pais, ou qualquer outro tipo de evento que tenha marcado a vida desta pessoa.

Apesar de não ser uma regra, é comum que a pessoa que tenha esse complexo dê grande importância para a opinião dos outros e tente constantemente agradar para que tenham uma visão positiva dela. Outra característica muito comum de quem sofre do complexo de rejeição é que são pessoas muito solitárias, geralmente com poucos amigos, o que também leva a sentimentos de carência afetiva. A pessoa constrói um “muro” para não ser rejeitada, mas isso também leva-o ao isolamento.

Um bom terapeuta pode encontrar o núcleo deste problema e fazer com que você tenha mais autoestima e autoconfiança para não ter este tipo de complexo. Afinal, qual o problema em ser rejeitado? É impossível agradar a todos e está tudo bem em ser assim, já que sempre haverão pessoas que gostam de você do jeito que você é. Encarar a rejeição e ter autoconfiança de que você fez o seu melhor é o primeiro passo para superar este complexo.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s