Evitando conflitos em épocas festivas: como lidar com aquele parente "insuportável"?
comportamento

Evitando conflitos em épocas festivas: como lidar com aquele parente “insuportável”?

Entre o natal e ano novo, é comum que toda a família se reúna para celebrar as datas comemorativas. No entanto, o que é para ser um momento feliz com seus parentes, pais, primos e irmãos, pode acabar resultando em conflitos e discussões, e o que era para ser um momento feliz, acaba não sendo.

Temas polêmicos, como opiniões políticas divergentes, atritos do passado que acabam vindo “a tona”, muitas vezes calibradas por bebidas alcoólicas, e o que era para ser um momento de confraternização e descanso, acaba se tornando um problema. Pensando nisso, elencamos algumas medidas que você pode tomar para evitar esses problemas:

  • Debata com antecedência: antes daquela reunião em família, procure aquele membro com quem você tem uma desavença e resolva. Às vezes pequenos conflitos podem evoluir para grandes problemas, então a conversa nos momentos iniciais é fundamental;
  • Evite temas polêmicos: se você sabe que aquele membro da sua família tem uma opinião diferente da sua, não entre neste “território”. Afinal, há momentos em que ambas as partes não chegarão a um acordo e a conversa acaba servindo apenas para deixar um clima ruim no ambiente. Caso a outra pessoa entre em temas polêmicos, dê uma resposta rápida e educada e mude de assunto imediatamente;
  • “Deixe para lá”: nem todas as brigas merecem ser compradas, e por mais que você seja aquela pessoa que ama um debate e quer “ganhar” no argumento, o silêncio em muitos momentos é melhor tanto para você quanto para o ambiente.
  • Olhe para o lado positivo da reunião: valorize a reunião em família e as coisas boas que aconteceram ao longo do ano. Tendo que lidar com aquele parente que você não estava nem um pouco “afim” de ver, lembre-se que há outras pessoas que não têm nada a ver com a desavença entre vocês.

As festividades de final de ano devem vir como uma oportunidade para ter momentos felizes em família ou com amigos. Deixe os problemas para serem resolvidos antes ou depois. Este é o momento de “trégua” nos problemas.

Com informações de Psicólogo e Terapia

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s