Relacionamentos saudáveis: conheça os quatro pilares
comportamento, psicologia

Relacionamentos saudáveis: conheça os quatro pilares

Muitos desejam ter uma relação longa e feliz, mas no mundo em que vivemos isso acaba por ser um grande desafio. Traumas, decepções amorosas anteriores, dificuldades de diálogo, medo de se decepcionar e personalidades diferentes tornam os relacionamentos difíceis, gerando conflitos e deixando ambas as partes infelizes.

Um relacionamento saudável é bem diferente de um abusivo, onde não há crescimento de ambas as partes e os sentimentos para o lado bom e ruim estão sempre nos extremos, levando a uma vida disfuncional. O segredo é que haja uma boa convivência com seu parceiro, procurando relevar os defeitos do outro e valorizando suas qualidades.

Entre os pilares dos relacionamentos saudáveis estão:

AUTOCONHECIMENTO

Se conhecer é essencial para todos os âmbitos da vida, incluindo o relacionamento amoroso. Uma pessoa que tem um diálogo interno sem tantas cobranças, mas que busca melhorar diariamente, tende a ter relações mais saudáveis. A velha máxima de “se ame primeiro para depois amar o outro” vale para o âmbito da psicologia.

RESPEITO E EMPATIA

Não só em relacionamentos amorosos, o respeito deve ser a base de todas as relações. No entanto, isso é mais desafiador quando temos um vínculo grande com a pessoa, pois queremos que ela entenda nossa visão de mundo e pense como nós. É importante compreender que o outro é uma pessoa independente, com sua própria personalidade e individualidade. Gerar empatia se colocando no lugar do outro é fundamental.

MEIO TERMO ENTRE INDIVIDUALIDADE E PARCERIA

É importante que cada um tenha seu espaço, hobbies e interesses próprios, ao mesmo tempo que haja projetos juntos Aquela história de “duas metades da laranja que se encontram” não vale para a psicologia. A ideia é ser “duas laranjas inteiras” que andam juntas, com objetivos em comum e que um fortaleça a individualidade do outro cada vez mais.

DIÁLOGO E CONFIANÇA

Uma boa conversa entre ambas as partes é essencial para que ambas as partes tenham um relacionamento saudável. É importante parar para escutar o outro em momentos de conflitos, assim como é importante perguntar como foi o dia dessa pessoa. Dar atenção é mostrar que se importa com o que o outro pensa. As duas partes precisam estar dispostas para que haja um relacionamento saudável.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s