“Obrigado”, “Gratidão” ou qualquer sinônimo pode te ajudar a ser uma pessoa mais feliz, e isso é comprovado pela ciência. Esse comportamento, que durante tempos ficou presente no mundo holístico, religioso e em livros de autoajuda que não tinham o aval da ciência, tiveram sua eficácia comprovada.
O psicólogo social e pesquisador da Universidade da California Robert A. Emmons, junto de Michael McCullough, psicólogo da Universidade de Miami, concluíram em seus estudos que as pessoas gratas têm diversos benefícios psicológicos, físicos e interpessoais. e publicaram um livro chamado “Agradeça e Seja Feliz”.
Entre os benefícios constatados estão:
- Mais saúde física e mental: pessoas que praticam a gratidão relatam que passam mais tempo realizando atividades física e tendo pensamentos mais “leves”;
- Vida mais longa: conectada ao ponto anterior, pessoas gratas tendem a se cuidar mas;
- Reforçam laços sociais: Segundo Emmons, pessoas gratas são melhores companhias;
- Casamentos mais duradouros: os laços construídos pela gratidão são mais fortes;
- Mais felicidade;
- Reduz taxa de depressão.
A gratidão tira o foco das falhas e dos problemas que passamos diariamente ao longo da vida. Segundo a neurociência, exercitar a gratidão ativa o sistema de recompensa do cérebro e provoca uma sensação de bem estar, interpretando que algo positivo está ocorrendo e, portanto, o cérebro libera dopamina, que é o hormônio associado a motivação, comportamento e atenção. O estudo foi feito por Pesquisadoras da Universidade de Indiana, nos EUA, e publicadas no jornal científico NeuroImage (via Galileu).
Colocar em prática esse estado mental é relativamente simples, já que não é necessário feitos grandiosos. Estabelecer pequenas metas e cumprí-las, como “levar o lixo lá fora”, “consertar uma roupa”, “escrever para um amigo” e ser grato ao finalizar a tarefa é um bom início. Além disso, expressar a gratidão para outra pessoa, como seu cônjuge ou familiares, é uma excelente forma também de exercitá-la. A ideia é estimular pensamentos e atitudes de gratidão.