Ciúmes: quando ele deixa de ser saudável e passa a ser um problema?
comportamento

Ciúmes: quando ele deixa de ser saudável e passa a ser um problema?

O ciúme é um sentimento desagradável inato ao ser humano que pode atingir qualquer tipo de relação: amigos, pais ou relacionamentos amorosos. Ele é um “sinal de alerta” que nosso corpo emite quando nos sentimos ameaçados de perder determinado espaço, o que leva a sentimentos de insegurança, desproteção ou desvantagem.

Todos sentem ciúmes em maior ou menor grau, mas como praticamente tudo em psicologia, o problema é a dosagem. Um pouco de ciúmes funciona até como um instinto de proteção para você não perder aquele objeto ou pessoa que você ama, e caso bem canalizado e dominado, você também transmite a mensagem de que o outro é importante para você, o que pode fortalecer ainda mais o vínculo entre ambos.

No entanto, quando o ciúme é exagerado ele pode ser muito destrutivo, levando ao controle excessivo sobre o outro e chegando a um relacionamento abusivo. O ciúme gera o sentimento de controle, que pode levar à paranoia, que leva a ter mais ciúmes e o medo de perder fica cada vez maior. No fim das contas, a tendência é que a vítima do ciúme excessivo rompa o vínculo emocional com a pessoa, e o ciumento passa a ficar mais inseguro ainda e com mais baixa autoestima, piorando o seu quadro.

Um caso mais grave ainda é o patológico, quando o ciúme é causado por situações inexistentes. A própria pessoa delira e acredita que existe uma traição, mesmo sem nunca ter ocorrido. Isso leva a um ciclo de sabotagem no relacionamento.

Quando o ciúme começa a atrapalhar a vida da pessoa, é a hora de procurar um psicólogo para restaurar a autoestima e a segurança para que a pessoa tenha uma vida mais funcional e feliz.  Trabalhar a autoconfiança ajuda a ter mais confiança nos relacionamentos, além de aprender a valorizar a si mesmo e não se comparar aos outros é um ótimo passo para tentar diminuir essa carga de ciúmes.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s