Autocuidado é o conjunto de ações em prol do nosso bem-estar
comportamento, psicologia

Autocuidado é o conjunto de ações em prol do nosso bem-estar

“Mente sã em corpo são”, já diriam os antigos gregos, e os psicólogos, cada vez mais, comprovam na prática que eles estavam certos. Na vida temos que acordar cedo, ser muito competentes no trabalho, cuidar dos filhos, gerenciar crises financeiras, romper vínculos tóxicos, lidar com nossa família disfuncional, pagar boletos, enfrentar o trânsito etc. São tantas obrigações que muitas vezes acabamos “abandonando” a nós mesmos, e é nessa hora que devemos pensar no conceito de autocuidado.

Segundo o Vittude, o autocuidado é caracterizado pelo conjunto de hábitos e condutas saudáveis adotados por uma pessoa, as quais visam o seu bem-estar e saúde mental. Essa pessoa, então, se torna apta a cuidar do seu corpo, do seu emocional, da sua vida profissional, das suas finanças, dos seus relacionamentos, e assim por diante.

É importante que o autocuidado faça parte do cotidiano, e não apenas quando já vemos sintomas de depressão ou ansiedade. O objetivo é justamente prevenir transtornos mentais e diminuir o estresse do cotidiano, fazendo com que a pessoa tenha uma vida mais saudável, leve e feliz. Sabe aquela pessoa que você tanto ama e cuida dela com muito amor e carinho? A ideia é fazer isso com você mesmo.

O autocuidado abrange todas as áreas da vida, e algumas medidas incluem:

  1. Terapia com um psicólogo: a psicoterapia promove o autoconhecimento e, consequentemente, o autocuidado. É muito importante reservar um tempo para cuidar da sua saúde mental;
  2. Higiene: por mais bobo que pareça, a higiene afeta não só nossa saúde física, mas a mental também. Banho tomado, dentes escovados, e a sensação de estar limpo nos faz sentir bem. A falta de higiene não é repugnante apenas para os outros, mas para nós mesmos;
  3. Vida social saudável: ter momentos divertidos com amigos, ir a peças de teatro, cinema, baladas, e ter uma vida social ativa é importante para a saúde da mente. A vida não pode ser apenas “produzir e pagar boletos”;
  4. Diga “NÃO”: se algo te faz infeliz, aprenda a dizer não, mesmo que seja para uma pessoa que você goste bastante. Não ir a um evento por não estar animado, estar sobrecarregado de trabalho e dizer ao seu chefe que não pode ter mais ofícios é importante para sua saúde mental;
  5. Pratique exercícios físicos: diversos estudos comprovam que os exercícios liberam neurotransmissores associados a sensação de bem estar e felicidade;
  6. Alimentação saudável: comidas saudáveis melhoram todos os aspectos de nossas vidas, incluindo disposição, textura da pele, cabelo etc;

O autocuidado não deve ser confundido com o egoísmo, onde a pessoa se põe sempre em primeiro lugar e não pensa que determinadas atitudes em benefício próprio pode prejudicar outras pessoas. Autocuidado é parar um pouco de apenas “cumprir obrigações” e cuidar da pessoa mais importante da sua vida: você mesmo.

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