Autoaceitação é fundamental para você ter paz com quem você é
comportamento, psicologia

Autoaceitação é fundamental para você ter paz com quem você é

No mundo em que vivemos somos “bombardeados” sobre o que devemos fazer ou deixar de fazer para sermos aceitos e amados. É o “corpo perfeito”, cabelo de “tal jeito”, pele de “bebê”, roupas de determinada marca, ter determinada virtude, e por aí vai. Por estarmos inseridos em uma sociedade com tantos “devemos ser de tal forma”, não é incomum vermos pessoas insatisfeitas e não aceitando serem quem elas são, o que leva a problemas de autoestima e autoconfiança. Por isso, o primeiro passo para ter mais saúde mental é a autoaceitação.

A autoaceitação é fundamental porque nunca podemos fugir de nós mesmos. A única pessoa que estará 100% do tempo com você mesmo é você, e negar a realidade não traz felicidade. Caso você tenha uma opinião negativa sobre você mesmo, mesmo que demonstre aos amigos e familiares que está “tudo bem”, você acaba desenvolvendo sintomas de depressão, ansiedade e um vazio emocional.

Há muitas razões pelas quais as pessoas não se aceitam, desde a criança que teve sua autoestima constantemente atacada pelos pais; bullying na escola; sentimento de inadequação, e o fato de se sentir diferente de todo mundo. O problema é que, muitas vezes, a autoestima baixa leva a determinados comportamentos que acabam endossando mais ainda a baixa autoestima, e romper esse ciclo pode ser um desafio. Nessas horas um bom psicólogo pode te ajudar nessa jornada, considerando que ele avaliará o “núcleo” do que está causando isso e fará com que você ressignifique sua existência.

Evidente que se aceitar não significa que você não deva ter autocrítica, mas sim ter um olhar mais brando sobre quem você é, valorizar suas virtudes e entender que você, assim como todos, tem qualidades e defeitos. Não ligar para que os outros pensam, desenvolver inteligência emocional, refletir sobre os pontos que você precisa melhorar e entender que você é de determinado jeito e está tudo bem em ser assim.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s