A insônia também pode ter origem psicológica e endossar sintomas de depressão e ansiedade
psicologia

A insônia também pode ter origem psicológica e endossar sintomas de depressão e ansiedade

A insônia é uma perturbação do sono caracterizada por dificuldades em adormecer. Existem muitos fatores que contribuem para que as pessoas tenham dificuldade em dormir, incluindo razões biológicas, doenças, uso de estimulantes como a cafeína, apneia do sono e também os fatores psicológicos.

Para a psicologia, fatores como ansiedade, estresse e depressão podem desencadear a insônia, considerando que essas condições liberam hormônios como adrenalina e cortisol que mantém a mente desperta, resultando em uma dificuldade na hora de dormir. Com uma noite mal dormida, a pessoa pode piorar seus sintomas de ansiedade, depressão, ter problemas cognitivos e irritação.

A psicoterapia pode ajudar no tratamento da saúde mental, fazendo uma reestruturação dos pensamentos, o que por consequência, ajudará a ter uma noite de sono melhor. O Hospital Sírio-Libanês também dá algumas indicações de combate a insônia, incluindo:

  1. Adotar horários regulares de sono:  Procure deitar e levantar habitualmente nos mesmos horários, mesmo nos fins de semana.

     

  2. Evitar dormir muito durante o dia: Cochilos, quando possíveis, podem ajudar na disposição, mas acima de 30 minutos (em qualquer momento do dia) tendem a prejudicar o sono noturno.

     

  3. Fazer atividade física pela manhã ou à tarde: A prática de atividade física é essencial para a boa saúde e ajuda a dormir melhor, mas pode causar agitação. Por isso é melhor exercitar-se até seis horas antes de dormir.

     

  4. Evitar bebidas com cafeína à noite: Café, chá-preto, chá-mate, refrigerante e energético contêm substâncias estimulantes, como a cafeína. Por isso devem ser evitados até cinco horas antes de dormir.

     

  5. Comer alimentos leves no jantar: Alimentos pesados e ricos em proteína, quando consumidos em excesso à noite, podem atrapalhar o sono. Pratos leves com carboidrato, como um lanche natural, são mais indicados para induzir o sono.

     

  6. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas: Apesar de o primeiro efeito do álcool ser sedativo, depois de um tempo ele pode provocar agitação. Recomenda-se então evitar o consumo de álcool até seis horas antes de dormir e como indutor do sono.

     

  7. Diminuir a exposição à luz durante à noite: Ao escurecer, começamos a produzir melatonina — hormônio que ajuda nosso organismo a se preparar para dormir. Lâmpadas fortes, telas de computador, tablets e celulares podem atrapalhar a produção de melatonina, e devem ser reguladas ou evitadas durante à noite.

     

  8. Criar um local aconchegante para dormir: Iluminações do despertador, da rede sem fio (wireless) e do aparelho de TV a cabo podem prejudicar o sono, assim como barulhos da rua, ronco do parceiro ou da parceira e movimentações de animais domésticos. Devemos regular as luzes emitidas pelas telas de celular e tablets, durante à noite, para emitirem menos luz, e criar um ambiente totalmente escuro e silencioso para dormir.

     

  9. Fazer atividades relaxantes à noite: Um banho morno cerca de duas horas antes de dormir abaixa a temperatura corporal e relaxa, ajudando na indução do sono. Atividades como ler, pintar, bordar, escutar música calma e meditar também podem contribuir para isso.

     

  10. Tentar não “brigar” com a insônia: Ir para a cama sem sono não ajuda. O ideal é fazer alguma atividade com pouca luz e que não provoque agitação, como ler ou assistir a um programa de TV enfadonho. Se despertar, o ideal é retomar essas atividades até sentir sono novamente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s