psicologia

Hipocondríaco: o medo de estar doente acaba se tornando a própria doença

A hipocondria é um estado psíquico em que a pessoa crê que tem uma doença grave, levando a um intenso estado de sofrimento mesmo que não haja nenhuma evidência médica. Qualquer alteração mínima no corpo que não tenha um significado pode ser “catastrófico”, e há uma preocupação exagerada com a saúde.

Um “barulho no estômago” após as refeições, que não tem nenhum significado em específico, para o hipocondríaco pode ser um sinal claro de uma doença muito grave. Um pequeno ferimento idem e assim sucessivamente.

Raramente os hipocondríacos reconhecem a sua condição, crendo apenas que se preocupam com a própria saúde. No entanto, quando a preocupação ultrapassa um certo limite e traz um constante sentimento de angústia e ansiedade, acaba sendo um sinal bastante claro de que se trata de um transtorno.

Um grande contingente de pessoas saudáveis do ponto de vista clínico recorrem diariamente a consultórios médicos sem necessidades. Mesmo com o diagnóstico de que a pessoa está saudável, os hipocondríacos não se convencem de que estão saudáveis e procuram outro médico para achar uma solução para um mal que supostamente o comete.

De acordo com o DSM IV, a hipocondria atende os seguintes critérios:

A. Preocupação acompanhada do medo de ter, ou a ideia de que se tem, uma doença grave com base em interpretação errônea de sintomas corporais na pessoa.

B. Preocupação persistente, apesar de avaliação médica adequada e reafirmada.

C. A crença do Critério A não é de intensidade delirante (como no Transtorno Delirante) e não se restringe a uma preocupação circunscrita com a aparência (como no Transtorno Dismórfico Corporal).

D. A preocupação causa sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo nas áreas social, ocupacional ou outras funcionalidades importantes.

E. A duração do distúrbio é de pelo menos 6 meses.

F. A Preocupação não é relacionada com um Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Síndrome do Pânico, um Episódio de Depressão Nervosa, Ansiedade de Separação ou outro Transtorno Somatoforme.

O tratamento do hipocondríaco se dá com a união do psiquiatra, que dará remédios que diminuem a sensação de ansiedade e a preocupação com os pensamentos obsessivos, enquanto o psicólogo ajuda o paciente a enfrentar e lidar com os sintomas físicos e preocupações.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s