psicologia

Invejoso pode te odiar secretamente e fingir ser seu amigo. Conheça 5 tipos de inveja

A inveja é um sentimento que todos nós sentimos ao longo da vida e a maioria de nós acredita ser alvo dele e não vemos que nós mesmos também a temos. É o sentimento de desgosto diante da felicidade alheia, desejando aquilo que pertence ao outro, se tornando um problema quando em excesso, já que há pessoas que ficam obsessivas e tentam, a todo custo, destruir o invejado.

Segundo Pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências Radiológicas do Japão em um estudo chamado “Quando sua conquista é minha dor, e a sua dor é minha conquista”, a inveja é processada no cérebro na mesma região que a dor física e os invejosos podem ser classificados em 5 tipos:

1. Invejoso Sarcástico – essa pessoa não ataca diretamente, mas através de um falso senso de humor, ela sempre destaca as fraquezas ou erros, procurando um modo de te inferiorizar. É aquela pessoa que faz uma “piada inofensiva”, especialmente em relação a alguma conquista sua, mas você se sente incomodado com o sentimento de que não deveria, pois ele estava “só brincando”.

2. Invejoso Direto – é o que a maioria das pessoas identifica, já que ataca diretamente para você se sentir mal e fica com raiva de qualquer momento onde os “holofotes” vão para você. São pessoas que procuram colocar obstáculos em seu caminho, ficam incomodadas com o seu sucesso, e sempre tem um comentário ácido na hora de você ser bem sucedido. Essas acham que merecem ter mais reconhecimento que você, e no fundo se sentem muito inseguras com quem elas são.

3. Invejoso Pessimista – é aquele que sempre ataca sua autoestima e tem uma visão pessimista de todas as coisas. Dá argumentos negativos para desanimá-lo, como um “balde de água fria”, mesmo que não haja nada para reclamar. Se você compra uma roupa bonita, ela bota defeito, se você conquista uma vaga de emprego, ela responde “olha, não queria te desanimar, mas…”. Nunca tem algo de bom a falar.

4. Invejoso Competitivo – um dos mais comuns, este você percebe mais pelas atitudes. Ele está sempre querendo ser melhor que você no que você faz. Se você comprar uma roupa, ele compra uma melhor; se você faz algo “assim”, ele vai procurar fazer a mesma coisa, só que melhor. Parece que nunca tem criatividade para ser ele mesmo, sempre te copia, querendo ser melhor.

5. Invejoso à Espreita – o mais difícil de identificar, pois ele se passa por uma boa pessoa, não te conta nada, te conhece, fala com você “numa boa” e até demonstra ser sua amiga, mas secretamente sente inveja e sempre dá um jeito de te prejudicar. É aquela pessoa que quando confrontada diz “não tenho nada contra ele, só não concordo com algumas atitudes…” e em algum possível “deslize” seu nas redes sociais ele tira print pra ter prova. Finge ser seu amigo, mas “joga” para te destruir e colocar as pessoas contra você.

Inveja é um sentimento que temos que gerenciar dentro de nós ao longo da vida. No entanto, isso passa a ser um problema quando a pessoa se torna muito tóxica, e nesse momento um bom psicoterapeuta pode te ajudar a gerenciar melhor com as emoções e a lidar com essa pessoa mesmo. Tanto a pessoa invejosa quanto o invejado precisam aprender a lidar com essa situação.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s