casamento, psicologia

Amor VS Paixão: dois sentimentos que nunca coexistem dentro de uma relação

O amor dentro da relação de casal é mais complexo do que aquele vendido em novelas e filmes românticos, que está mais relacionado ao sentimentos de paixão quando comparado a vida real.

Segundo o livro “A Arte do Amor” (1956) escrito pelo psicanalista, filósofo e sociólogo alemão Erich Fromm, há diferenças entre amor e paixão que são bem nítidas, considerando que este último é uma espécie de “vício” que pode até ser danoso para a saúde do apaixonado.

A paixão nasce da atração e ocorre uma mudança química no cérebro, sendo muito mais instável que o amor, que nasce quando você tem uma convivência com outra pessoa e, portanto, necessita de um tempo de conhecimento de ambas as partes.

O apaixonado idealiza e tem uma sensação inicial de que aquela pessoa é a “mais perfeita” e a “mais maravilhosa do mundo”, enquanto quem ama tem uma visão mais “pé no chão” do relacionamento.

Fromm defende que para haver o desenvolvimento de um amor maduro, sábio e responsável, é necessário trabalhar em quatro esferas: cuidado, responsabilidade, respeito e conhecimento. As pessoas só começam a amar quando o sentimento de paixão acaba, sendo que um não pode conviver com o outro.

“O amor é uma atividade, não um afeto passivo; é um ato de firmeza, não de fraqueza… é propriamente dar, e não receber” – diz Fromm.

A paixão é danosa, desequilibrada, levando sentimentos aos extremos e pode resultar em relações abusivas, caso uma das partes não tenha um emocional saudável. O amor já visa puramente a construção de algo em conjunto, onde você quer apenas o bem para os dois.

Paixão é necessidade. Amor é escolha.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s