psicologia

Arrogância é uma “armadura” para esconder a baixa autoestima, segundo estudo

Arrogância é a crença de que a pessoa é melhor da que a outra, onde a pessoa exagera as próprias conquistas e valores, tendo uma autoestima exagerada que resulta em um comportamento tóxico. Ela anseia ser admirada e respeitada por suas qualidades, querendo dominar os outros.

É notório que muitas vezes a pessoa com comportamento arrogante na verdade tem baixa autoestima, querendo se impor perante os outros se dizendo “melhor” por um mecanismo de defesa. No entanto, também é possível que a pessoa se sinta superior devido as conquistas que tenha, como ser bem sucedido em determinada tarefa que poucos conseguem.

Segundo psicólogos da Universidade do Missouri (via Fãs da Psicanálise) em estudos sobre o assunto, todos os seres humanos tem a faceta da arrogância até certo ponto, embora a maioria de nós não gostemos de reconhecê-la. Além disso, eles caracterizam este comportamento em três tipos:

Arrogância Individual: Opinião inflada sobre as próprias habilidades, características ou realizações. A pessoa tem uma visão exagerada das próprias competências;

Arrogância comparativa: Essa implica numa visão distorcida dos outros e muitas vezes a pessoa exagera as próprias características e crê que os outros são “menos” do que ela;

Arrogância antagônica: Considerado o “pico” da arrogância, aqui vemos os casos mais clássicos, onde a pessoa não só se coloca em uma posição de superioridade, como também procura humilhar ou ignorar os outros, agindo como se as pessoas ou determinado grupo fossem inferiores a ela.

É importante evitar disputas com pessoas arrogantes, já que seu próprio comportamento destrutivo leva a uma vida disfuncional para ela mesma. Um psicoterapeuta é excelente para que haja uma mudança de perspectiva e faça com que a pessoa amadureça através do autoconhecimento, mas caso isso não seja possível, é importante demonstrar que aquele comportamento vai ser prejudicial para ela mesma.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s