comportamento

A zona de conforto é mais desconfortável para a mente do que parece

A zona de conforto é uma expressão utilizada para quando temos uma rotina igual por um longo período, levando a uma vida monótona sem buscar novas experiências para sairmos daquele ciclo que já estamos acostumados, geralmente por medo de novos desafios ou até mesmo preguiça.

O problema é que a inércia provocada pela zona de conforto não permite a nossa evolução, já que não desenvolvemos habilidades novas, não conhecemos novas pessoas, não crescemos profissionalmente, e não melhoramos nossos pontos fragilizados.

A repetição das mesmas experiências, no longo prazo, provoca o oposto do que se propõe: traz sofrimento e baixa autoestima. Ficam inseguros diante de eventuais obstáculos que possam surgir e a vida fica estagnada.

Para sair não basta apenas ter atividades novas, mas também enfrentar seus próprios medos para melhorar desconfortos emocionais. Por mais paradoxal que pareça, o desconforto só acaba quando encaramos ele “de frente”, não quando fugimos dele. Assim como não é saudável para o corpo e a mente ficarmos o tempo inteiro em um sofá confortável assistindo televisão “esperando a vida passar”, também não é saudável repetirmos as mesmas coisas sempre.

Buscar experiências inéditas é o primeiro passo para uma vida mais alegre. Fazer algo diferente, realizar vontades que ainda não teve a oportunidade, procurar um novo trabalho, mesmo que você erre e tenha que encarar a frustração, é importante para uma vida mais saudável.

Errar não é um problema, fazendo parte do nosso crescimento como ser humano. O autoconhecimento é um elemento indispensável nesse processo, e um bom psicólogo pode te ajudar a encontrar as razões pelas quais você está na zona de conforto, e assim, você superá-la.

Com informações da Vittude

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s