comportamento

Ser uma pessoa agradável é virtude, mas não ao ponto de se anular

Querer ser uma pessoa agradável é uma qualidade que deve ser cultivada, já que você contribui para a felicidade do outro com atitudes gentis, além de trazer uma satisfação pessoal e ambos os lados ficam felizes. Além disso, ser agradável é análogo ao nosso desejo de aprovação e de se sentir amado pelas pessoas que estão a nossa volta.

O problema se dá quando este ato deixa de ser espontâneo e passa a ser uma obrigação em agradar a todos o tempo inteiro, o que é algo impossível, além de trazer infelicidade devido a anulação de quem você é.

“Não posso lhe dar a fórmula do sucesso, mas a do fracasso é querer agradar a todo mundo”John F. Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos.

Há pessoas que fogem de conflitos para não terem problemas com os outros, enquanto alguns nunca dizem “não” pelo medo de serem rejeitados e, quando não têm outra alternativa, usam muitas justificativas e até mentem numa tentativa de “apaziguar” a realidade. O próprio excesso de simpatia pode soar falso para muitos, e uma tentativa exagerada de agradar a um grupo pode acabar afastando a pessoa, já que a ausência de firmeza soa incômoda para muitos.

Pessoas que querem agradar o tempo todo demonstram claramente que possuem baixa autoestima, não conseguindo decidir por si mesmas e sempre precisando da aprovação e da iniciativa dos outros. Além disso, podem desenvolver depressão, estresse e outros problemas emocionais pela necessidade de aprovação externa, e nessas horas um bom profissional de psicologia vai promover o autoconhecimento e mostrar que aquele comportamento é disfuncional.

Os outros sentem mais segurança e firmeza quando você é sincero com você mesmo. Ser uma pessoa delicada, agradável e com bons modos é importante, mas não ao ponto de você se anular e esquecer quem você é.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s