psicologia

Dependência Digital é quando trocamos nossa vida real pela virtual

Estudos realizados pelo Delete (via Rede Globo), criado no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluiu que 30% dos brasileiros têm uma relação abusiva com o uso da internet, em especial nas redes sociais, enquanto 5% são dependentes, a chamada dependência digital.

Outras pesquisas também concluíram que as tecnologias e o ambiente virtual podem causar dependência por atuarem na mesma área do cérebro que o álcool e outras drogas, ativando o sistema de recompensa e provocando síndrome de abstinência, incluindo ansiedade, irritação, desatenção, tremores, sudorese, taquicardia e dores de cabeça.

“Não é o tempo que você passa conectado, mas o nível de perda de controle sobre a tecnologia que define o dependente”, explica Eduardo Guedes, diretor do Instituto Delete da UFRJ.

A pessoa se torna um dependente quando começam a aparecer prejuízos nas relações sociais e familiares, há uma queda no rendimento profissional e redução nas habilidades sociais. Outras consequências incluem sedentarismo, problemas físicos, dores na coluna por um longo período sentado, tendinite, lesão por esforço repetitivo e problemas como depressão e ansiedade.

Em casos mais graves, é importante conciliar o psicoterapeuta com o psiquiatra, sendo que este último dará remédios para combater os sintomas decorrentes da abstinência, enquanto o terapeuta vai auxiliá-lo a buscar formas de lidar com a internet de modo mais saudável.

Assim como qualquer outro vício, é necessário não subestimá-lo e fazer com que as pessoas tenham uma relação mais funcional com as tecnologias. Se traz prejuízos para sua vida ou para de alguém que você conhece, ela é um problema.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s