gay

Dia Internacional Contra a LGBTfobia: Como Combater o Preconceito e a Discriminação no Dia a Dia das Empresas?

*Por Willer Junior

No dia 17 de maio de 1990, a homossexualidade deixou de ser classificada como doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Desde então, a data é celebrada para lembrar da necessidade do enfrentamento à discriminação, segregação e violência contra a comunidade LGBTI.

Enquanto líder da rede de empregados LGBTQIA+ e aliados da Vale, compartilho avanços na empresa e convido vocês também a compartilharem experiências positivas no combate ao preconceito e à discriminação contra pessoas LGBTQIA+. Vamos lá?

 Na Vale, a valorização da diversidade e o combate à discriminação são compromissos assumidos publicamente em diversos normativos, que se desdobram por meio de uma série de iniciativas.

Acreditamos que a informação é a principal ferramenta de combate ao preconceito e à discriminação contra pessoas LGBTQIA+ no ambiente de trabalho e fora dele e, por isso, introduzimos conteúdos relacionados à orientação sexual, identidade e expressão de gênero em nossos treinamentos, webcasts, palestras e diálogos comportamentais para lideranças e força de trabalho.

 Nossos processos de recrutamento & seleção e de pesquisa/consulta interna também foram revistos com atenção à temática LGBTQIA+. Além disso, contamos com benefícios para casais homoafetivos e facilitamos a utilização do nome social por pessoas trans em nossos sistemas internos. Também passamos a custear o tratamento de hormonioterapia para empregados e empregadas trans e/ou dependentes que estejam no processo de transição.

Nos últimos 12 meses, diversas operações no Brasil receberam as cores das bandeiras LGBTQIA+ em áreas de convivência, estacionamentos, oficinas e caminhões fora de estrada. Até mesmo o nosso trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás, que cruza do Pará ao Maranhão, exibe orgulhosamente as cores do arco-íris.

Foto: Caminhão fora de estrada no Complexo de Itabira, MG.

Contamos com uma rede de empregados LGBTQIA+ e aliados composta por representantes de diversas operações e áreas corporativas. Além de oferecer um espaço de acolhimento e compartilhamento de informações e experiências de vida, essa rede exerce um papel fundamental de assessoria à área de Inclusão e Diversidade da Vale.

Na Vale, não toleramos nenhuma forma de preconceito, discriminação, racismo, homofobia, transfobia assédio moral ou sexual, nem quaisquer situações de humilhação, intimidação, exposição ao ridículo, hostilidade ou constrangimento. Incentivamos que circunstâncias como essas sejam sempre reportadas em nosso Canal de Denúncias.

Willer Júnior é Analista de Direitos Humanos Master At Vale. “Enquanto líder da rede de empregados hashtag#LGBTQIA e aliados da Vale, compartilho avanços na empresa e convido vocês também a compartilharem experiências positivas no combate ao preconceito e à discriminação contra pessoas LGBTQIA+. Vamos lá? hashtag#IDAHOBIT hashtag#17MAIO

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s