comportamento

Chorar faz bem a saúde mental e devemos fazê-lo sempre que temos vontade

Quando nosso estado emocional está alterado por alguma razão, nossos olhos produzem lágrimas e choramos. Muito associada a tristeza, o choro também está relacionada a uma alegria exagerada, aflição, dor e até medo.

Não se sabe exatamente o porquê produzimos lágrimas quando temos nosso estado emocional alterado, sendo algo que intriga muitos cientistas no mundo inteiro. A hipótese mais plausível vem do oftalmologista espanhol Juan Murube Del Castillo, da Universidade de Alcalá, em Madri, que acredita que o choro surge da necessidade de expressar aos outros o sentimento de dor.

Para a psicologia, neurociência e a psiquiatria, entende-se o choro como algo muito saudável, liberando a tensão acumulada e diminuímos as dores emocionais, sendo uma ótima forma de externalizar sentimentos guardados durante muito tempo. O estresse é fortemente diminuído devido a liberação de endorfinas, hormônios associados ao bem-estar, funcionando como um alívio de tensão.

Segundo a psicanalista Priscila Gasparini (via UOL), a emoção só se torna um problema quando ela é exagerada e a pessoa chora por tudo, podendo indicar outras condições, como alteração hormonal, hipotireoidismo, deficiência de vitamina B12, depressão, ansiedade e hipoglicemia.

No entanto, também há a individualidade de cada um. Há pessoas que simplesmente não são muito de chorar e expressam suas emoções de outras formas, não indicando necessariamente a falta de sentimentos, enquanto outras são mais sentimentais e choronas. É diferente de alguém que tem a vontade de chorar, porém sublima-o por valores pessoais, e segurar o sentimento pode ser danoso para à saúde mental.

A recomendação é que as pessoas chorem sempre que tiverem vontade, independente do que os outros vão pensar. A angústia e a tristeza vão diminuir e você se sentirá melhor.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s