psicologia

Se você está sempre irritado você pode estar com depressão

Viver pode ser um verdadeiro desafio! Temos muitas tarefas, trabalho, obrigações, família, amigos, às vezes inimigos, temos que encontrar tempo para tudo, na televisão está cheio de notícias ruins etc. É tanta informação que manter a calma parece ser impossível.

A irritação é um sentimento comum e todos nós teremos ao longo da vida, mas se a pessoa está constantemente irritada, briga por qualquer coisa, já acorda de mau humor e o mínimo contratempo ela já responde de modo agressivo ou muito, isso é um indício claro de depressão, mesmo que a pessoa não demonstre outros sinais mais associados a condição, como a tristeza.

A depressão afeta nosso humor e prejudica as emoções e, dependendo da pessoa, ela manifesta com raiva e irritabilidade. Um estudo da U.S National Institute of Mental Health (via Psicólogo e Terapia), a irritabilidade também está associada a dificuldade para conter a impulsividade, abuso de álcool e outras drogas, além de condições ligadas à ansiedade.

O problema é que a pessoa que está constantemente irritada tem uma vida disfuncional e, além de ter um intenso sofrimento interno, também faz as pessoas se afastarem, o que piora ainda mais os sintomas de depressão e, consequentemente, piora a gravidade. É imprescindível o auxílio de um psicólogo e, em casos mais graves, um psiquiatra também para ajudar a pessoa a regular melhor as próprias emoções.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s