Viver pode ser um verdadeiro desafio! Temos muitas tarefas, trabalho, obrigações, família, amigos, às vezes inimigos, temos que encontrar tempo para tudo, na televisão está cheio de notícias ruins etc. É tanta informação que manter a calma parece ser impossível.
A irritação é um sentimento comum e todos nós teremos ao longo da vida, mas se a pessoa está constantemente irritada, briga por qualquer coisa, já acorda de mau humor e o mínimo contratempo ela já responde de modo agressivo ou muito, isso é um indício claro de depressão, mesmo que a pessoa não demonstre outros sinais mais associados a condição, como a tristeza.
A depressão afeta nosso humor e prejudica as emoções e, dependendo da pessoa, ela manifesta com raiva e irritabilidade. Um estudo da U.S National Institute of Mental Health (via Psicólogo e Terapia), a irritabilidade também está associada a dificuldade para conter a impulsividade, abuso de álcool e outras drogas, além de condições ligadas à ansiedade.
O problema é que a pessoa que está constantemente irritada tem uma vida disfuncional e, além de ter um intenso sofrimento interno, também faz as pessoas se afastarem, o que piora ainda mais os sintomas de depressão e, consequentemente, piora a gravidade. É imprescindível o auxílio de um psicólogo e, em casos mais graves, um psiquiatra também para ajudar a pessoa a regular melhor as próprias emoções.