comportamento

A música que você escuta diz muito sobre sua personalidade

Um estudo elaborado por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, com mais de 4.000 voluntários, concluiu algo que já se observava na prática: seu repertório musical revela bastante sobre sua personalidade.

Para isso, os pesquisadores utilizaram um aplicativo para Facebook chamado “MyPersonality” onde um questionário era aplicado e cinco traços de personalidade puderam ser mensurados com base no inventário NEO Revisado. Entre eles foram analisados o “neuroticismo” (tendência a comportamento negativo), “extroversão”, “disposição a novas experiências”, “amabilidade” e “consciência”.

Já a segunda etapa consistiu em avaliar quais as preferências musicais de cada participante, onde cada participante ouvia 15 segundos de 50 músicas diferentes representando 26 gêneros e subgêneros.

A conclusão chegada é de as pessoas com maiores níveis de empatia tendem a gostar de músicas mais suaves, como Blues, Rock mais calmo, Folk e Country. Estes preferem sons menos agitados e que dão mais profundidade emocional.

Já quem é pragmático e sistemático tende a preferir músicas mais complexas, como grandes orquestrações, metal, e sons mais agitados e “fortes”.

Evidente que o estudo não é conclusivo e não podemos categorizar as pessoas de modo tão “preto no branco”, só nos dando indícios de como pode ser a personalidade dela. Não necessariamente uma pessoa que gosta de música calma tem alto nível de empatia, enquanto as que são pragmáticas vão necessariamente gostar de Metal. Cada pessoa tem sua peculiaridade.

Com informações de Equilíbrio em Vida

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s