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Filmes tristes te tornam uma pessoa mais feliz, segundo a ciência

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, concluiu que assistir a filmes tristes aumentam os níveis de endorfina no seu corpo, substância analgésica que provoca a sensação de bem estar. O mesmo ocorre quando assistimos a uma produção de comédia.

A pesquisa, realizada em 2016, colocou 169 voluntários e os dividiu em dois grupos, sendo que o primeiro via o longa metragem Stuart: Uma Vida Revista, que é baseado na história real de um sem-teto alcoólatra, enquanto a outra metade via documentários sem muita “carga emocional”. Os dois grupos precisaram se manter como se estivessem sentados, sem apoio, apenas com as costas apoiadas na parede. Em seguida, as pessoas completaram questionários sobre o estado emocional antes e depois de assistirem as produções cinematográficas.

O grupo que assistiu “Stuart” aguentou quase 18% a mais em ficar na posição do que os que assistiram ao documentário. Além disso, essas pessoas também apresentaram um sentimento maior de união com o grupo ao qual se inseriram.

O estudo, movido pelo professor de psicologia evolucionista da Universidade de Oxford, Robin Dunbar, mostra o quanto o drama pode gerar sentimentos de ligações sociais. “

“Parece que nossa afinidade com o drama pode ter gerado um sentimento de ligações sociais. Nosso estudo não pretende dizer que esse fator químico (a endorfina) é a única razão pela qual nós gostamos de filmes emotivos, mas acreditamos que essa seja uma razão importante para nosso prazer ao consumir ficção” – afirmou.

Vale dizer que a endorfina é o hormônio liberado pelo corpo em situações estressantes e de dor. Ou seja, se você está passando por uma situação ruim e com o tempo fica naturalmente mais “calmo”, é a endorfina entrando em atividade. Além de assistir a filmes emotivos, você pode fazer outras coisas para liberar o neurotransmissor, incluindo:

  1. Banho frio: tomar banho frio pode ser bem desagradável, mas o choque térmico obriga o nosso corpo a liberar endorfina justamente para diminuir a sensação desagradável. Ao sair do banho, seu corpo continua com endorfina;
  2. Malhar: exercícios anaeróbicos estimulam a liberação de endorfina na corrente sanguínea;
  3. Dormir: a privação do sono ou a interrupção brusca diminui a conexão da endorfina com os receptores do sistema límbico. Procure ter uma boa noite de sono;
  4. Tomar sol: assim como a serotonina, a endorfina é influenciada pela exposição ao sol;
  5. Alimentação: chocolate meio amargo, pimenta, aveia, alface, têm entre seus componentes a endorfina.

Leia mais em Hormônios da Felicidade: saiba o que fazer para liberar cada um deles.

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