A indiferença é um sentimento que causa desconforto emocional quando percebemos que o outro não se importa com o que você tem a dizer ou com uma situação que você apresenta. Se você está passando por um momento difícil ou feliz, a pessoa simplesmente “não liga” ou “não acha nada”. Quanto maior o vínculo emocional com o indiferente, seja um amigo, familiar ou relacionamento amoroso, maior é a dor que essa indiferença causa.
A pessoa que ignora pode fazer de duas formas básicas: diretamente, em que simplesmente não responde o que você está dizendo e “finge que não ouve”, ou dando respostas genéricas e educadas que tentam fingir um interesse no discurso, mas não tem, não “absorvendo” e não gerando empatia pelo que você diz. Segundo o canal Psicólogo e Terapia, há alguns pontos a serem considerados para ver se a pessoa está te ignorando.
- Não retornar ligações ou responder mensagens em tempo hábil;
- Inventar desculpas para evitar interações;
- Nunca iniciar contato físico;
- Evitar olhar nos olhos quando vocês estão juntos;
- Demonstrar desinteresse em falar sobre a relação;
- Não perguntar sobre a sua vida ou como você está;
- Não demonstrar interesse em estender conversas;
- Se mostrar entediado ou desinteressado durante interações;
- Não fazer esforço para melhorar o relacionamento;
- Evitar se encontrar pessoalmente;
- Não demonstrar emoção quando lembrar de momentos bons do passado;
- Ignorar as suas tentativas de fazer contato.
As pessoas podem ser indiferentes por uma série de razões, incluindo a timidez excessiva, que nesse caso demonstra que a pessoa não sabe agir; a depressão, que causa uma apatia generalizada e, portanto, dificilmente ela vai gerar empatia por você; ou até mesmo por uma questão de manipulação emocional, já que a pessoa que não valida seu sofrimento ou sua conquista pode estar querendo tirar a força do seu discurso, e exerce o poder de dominação.
Nestas horas é importante ter uma postura de “abertura” perante a pessoa que você quer que te escute mais, mas se a outra não está disposta a te ouvir ou validar seus sentimentos, o ideal é que você se afaste e procure se relacionar com pessoas que deem a importância necessária para você se sentir valorizado e escutado.