A ansiedade é uma reação emocional que engloba diversos outros sintomas, como nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Essa inquietação em pequenas doses é normal diante de algumas situações do cotidiano, como falar em público, fazer entrevistas de emprego ou estar diante de uma situação onde a expectativa é alta. No entanto, isso se torna um problema quando começa a acarretar prejuízos para a vida do indivíduo.
A ansiedade não surge na vida da pessoa por uma questão de “escolha”, e os psicólogos entendem que as vivências interpessoais e alguns problemas relacionados a primeira infância contribuem para o surgimento desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas, como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais.
De acordo com o Vittude, os sintomas do transtorno de ansiedade incluem:
- Enxergar perigo em tudo;
- Apetite desregulado;
- Alterações de sono;
- Tensão Muscular;
- Medo de falar em público;
- Preocupações em excesso;
- Ficar sempre próximo de ataques de nervos;
- Medos irracionais;
- Inquietação constante;
- Sintomas físicos;
- Pensamentos obsessivos;
- Perfeccionismo;
- Problemas digestivos.
A ansiedade pode gerar muito sofrimento, irritabilidade, tristeza, coração acelerado, falta de ar, sudorese, dores musculares etc. Em caso mais graves, é importante aliar o tratamento do psicólogo com psiquiatra, sendo que este último dará remédios de estabilização de humor para que a pessoa tenha uma vida mais funcional, enquanto o psicólogo ajudará a pessoa a mudar os padrões de pensamentos e comportamentos para que a pessoa se sinta melhor.