comportamento

Estudos comprovam que não contar seus planos aumentam as chances dele dar certo

“Se você quer que seus planos deem certo, não conte nada para ninguém”, provavelmente você já ouviu essa frase várias vezes, geralmente embasadas nas crenças populares relacionadas a “olho gordo” ou “energia”, mas sabia que há uma explicação científica para isso?

Segundo o psicólogo e professor da Universidade de Nova York, Peter Gollwitzer, as pessoas que não compartilham seus objetivos com os demais têm maior probabilidade para realizá-los. Para fundamentar sua tese, ele realizou uma pesquisa com 63 pessoas no ano de 1982, e concluiu que aqueles que não contavam seus objetivos, tinham maior probabilidade de realizá-los. Antes dele, outros psicólogos já tinham observado o mesmo.

A razão pela qual contamos nossos planos para outra pessoa geralmente envolve algum tipo de apoio emocional e um compromisso público, que te obrigaria ir até o fim para alcançar seus objetivos. Só que na prática o efeito é o oposto, e Gollwitzer explica que nosso cérebro tende a ter um sentimento prematuro de completude quando simplesmente falamos nossos objetivos. Instintivamente, ele entende que aquilo foi “concluído”, pois saiu da mente e você verbalizou ele para outras pessoas.

Ou seja, se você conta seus planos para alguém, involuntariamente você fica menos motivado a completá-lo. Portanto, se você quiser começar a academia, uma dieta, um novo emprego, planeja uma viagem, ou tem alguma coisa em mente para realizar, o silêncio é o seu melhor aliado.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s