“Se você quer que seus planos deem certo, não conte nada para ninguém”, provavelmente você já ouviu essa frase várias vezes, geralmente embasadas nas crenças populares relacionadas a “olho gordo” ou “energia”, mas sabia que há uma explicação científica para isso?
Segundo o psicólogo e professor da Universidade de Nova York, Peter Gollwitzer, as pessoas que não compartilham seus objetivos com os demais têm maior probabilidade para realizá-los. Para fundamentar sua tese, ele realizou uma pesquisa com 63 pessoas no ano de 1982, e concluiu que aqueles que não contavam seus objetivos, tinham maior probabilidade de realizá-los. Antes dele, outros psicólogos já tinham observado o mesmo.
A razão pela qual contamos nossos planos para outra pessoa geralmente envolve algum tipo de apoio emocional e um compromisso público, que te obrigaria ir até o fim para alcançar seus objetivos. Só que na prática o efeito é o oposto, e Gollwitzer explica que nosso cérebro tende a ter um sentimento prematuro de completude quando simplesmente falamos nossos objetivos. Instintivamente, ele entende que aquilo foi “concluído”, pois saiu da mente e você verbalizou ele para outras pessoas.
Ou seja, se você conta seus planos para alguém, involuntariamente você fica menos motivado a completá-lo. Portanto, se você quiser começar a academia, uma dieta, um novo emprego, planeja uma viagem, ou tem alguma coisa em mente para realizar, o silêncio é o seu melhor aliado.