comportamento, psicologia

Desregulagem emocional: quando temos reações exageradas a eventos

A desregulagem emocional é um termo utilizado pelos profissionais de saúde mental para quando há uma resposta adequada para determinada situação, tanto para o lado positivo quanto para negativo, sendo um dos componentes para transtornos mentais. Em termos básicos, é a incapacidade de gerenciar a intensidade e a duração das emoções, tendo reações exageradas a determinados eventos.

O canal Psicologos Berrini cita como exemplo uma discussão com um amigo ou membro da família que pode causar uma reação exagerada que afeta significativamente a vida. Em longo prazo, essa discussão pode reverberar em sua mente, chegando ao ponto de você perder o sono por vários dias. E isso pode culminar em uma compulsão alimentar ou no abuso de álcool e drogas, por exemplo.

Essas alterações bruscas e não controladas das emoções e a falta de controle dos impulsos geralmente estão associados a algum trauma psicológico ou um mal tratamento crônico. Algumas lesões cerebrais causadas por traumatismo craniano, esclerose múltipla, também podem resultar na desregulagem emocional.

O tratamento deve ser indicado por psiquiatra, que dará remédios para controlar a ansiedade ou depressão dependendo do caso, junto com a psicoterapia, que irá investigar as razões pelas quais há essa desregulagem emocional e fará com que a pessoa ressignifique eventos traumáticos. Algumas medidas mais corriqueiras como exercícios físicos, desenvolver atividade de lazer, meditação e outros são importantes também para ter um emocional mais estável.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s