comportamento

Violência doméstica também causa doenças mentais

A semana começou com a repercussão do triste caso de violência doméstica, no qual o cantor e músico DJ Ivis agride sua ex-mulher, Pamella Holanda. Segundo pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em junho, uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a psicóloga Célia Siqueira, mulheres vítimas de seus parceiros podem desenvolver sérios transtornos mentais. A violência nem sempre é física, pode ser sexual, qualquer toque ou relação sem consentimento, e também quando a vítima é impedida de usar métodos contraceptivos; a moral, conduta que importe calúnia e difamação; a psicológica, seguidos atos de humilhação, manipulação, chantagem, ameaças, insultos e isolamento; e patrimonial, destruição dos bens ou posse dos documentos pessoais da vítima.

“Uma mulher que sofreu violência doméstica pode desenvolver problemas mentais como o estresse pós-traumático, depressão, agorafobia, síndrome do pânico, ansiedade, tendência ao suicídio e iniciar ou aumentar o consumo de álcool ou drogas. É importante que a vítima consiga identificar o agressor, busque ajuda ou aceite a ajuda de outras pessoas”, diz Célia.

A psicóloga afirma que o comportamento do agressor costuma ser disfarçado no início, impressiona com romantismo extremo a ponto de fazer a vítima acreditar que esse tipo de relação é a melhor que ela pode conseguir. Ao longo do relacionamento, suas características predominantes de controlador, possessivo, intolerante, ciumento e impulsivo, se revelam nitidamente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s