psicologia

Depressão na terceira idade se manifesta com reclusão e queixas de dores físicas

A depressão e a ansiedade na terceira idade é comum, especialmente aqueles que moram sozinhos ou passam boa parte do tempo sem companhia. Também é comum que os familiares e as pessoas do circulo social comecem a acreditar que sentimentos como tristeza e reclusão são naturais nesta fase da vida, quando na verdade, não é. A depressão na terceira idade se apresenta de modo diferente do jovem ou adulto.

Segundo o psiquiatra e doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, Filipi Leles (via UOL), a pessoa mais velha dificilmente se queixa. “Diferentemente do jovem ou adulto, o idoso não vai se queixar de tristeza ou falta de prazer em fazer as coisas,” explica Leles. “Os idosos deprimidos e até ansiosos costumam reclamar de dor física e problemas de memória, além das dificuldades de comer e dormir”.

Entre as principais manifestações da depressão na pessoa idosa incluem:

  • Dificuldade para alimentar-se da forma correta
  • Problemas para dormir (insônia)
  • Queixa de dores físicas
  • Problemas de memória 
  • Querer isolar-se ou manter-se recluso

A neurociência também explica a depressão nos idosos, já que há uma diminuição natural ao longo do tempo dos neurotransmissores, que aliado ao afastamento da família, considerando que os filhos casam e têm seus filhos, além das próprias limitações provenientes da idade.

Nessas horas é importante encaminhar o idoso a um psiquiatra e fazer um tratamento também com psicoterapia, visando melhorar a qualidade de vida da pessoa. Além disso, é importante que a família também acompanhe todo o processo do tratamento e esteja muito presente em todo o tratamento, já que as pessoas idosas tendem a se sentir muito sozinhas.

A vida de um idoso não precisa ser triste, isolada e deprimida. Dá para uma pessoa ter uma vida saudável, ativa e feliz.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s