psicologia

Setembro Amarelo: 13 sinais de que você pode estar com depressão

Em setembro, se evidencia a luta contra o suicídio com a campanha Setembro Amarelo e uma das principais causas da tentativa ou do pensamento suicida está relacionada com a depressão. Já abordamos no blog que a depressão é uma doença que afeta os neurotransmissores, sendo necessária uma intervenção psiquiátrica (com remédios) e de psicoterapia (com psicólogo) para resolver esse problema.

No entanto, a depressão é uma doença que muitas vezes se instala de modo gradual e é comum que a pessoa não perceba que está com a condição até que ela chegue em um nível crítico, crendo apenas que seus comportamentos e sentimentos são oriundos das circunstâncias que permeiam sua vida.

Além disso, a depressão se manifesta de diversas formas, e não apenas na tristeza como muitos pensam, já que a irritabilidade ou a apatia (não sentir nada) também estão relacionados a doença.

Segundo o canal Vittude, há 13 sintomas que devem ser experimentados a maior parte do dia, todos os dias, por pelo menos duas semanas. São eles:

  1. Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente;
  2. Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo
  3. Irritabilidade
  4. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo
  5. Perda de interesse ou prazer pela vida, hobbies e atividades
  6. Diminuição da energia ou fadiga
  7. Mover ou falar mais devagar
  8. Sentir-se inquieto ou ter problemas para ficar sentado
  9. Dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões
  10. Dificuldade para dormir, despertar de manhã cedo ou dormir demais
  11. Apetite e / ou alterações de peso
  12. Pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio
  13. Dores, dores de cabeça, cólicas ou problemas digestivos sem uma causa física clara e / ou que não se aliviam mesmo com o tratamento.

No entanto, é importante ressaltar que não é necessário que uma pessoa preencha os 13 sintomas para que ela seja diagnosticada com depressão e, caso ela apresente 3 ou mais sintomas, já é um fator de risco e um profissional capacitado deve ser procurado para um diagnóstico. Às vezes o próprio fato da pessoa estar desleixada com a aparência e desanimada o tempo inteiro também são sinais claros de alguém com depressão. Além disso, o canal Veja Saúde também alerta para os riscos.

  • Histórico familiar
  • Transtornos psiquiátricos correlatos
  • Estresse crônico
  • Ansiedade crônica
  • Disfunções hormonais
  • Excesso de peso
  • Sedentarismo e dieta desregrada
  • Vícios (cigarro, álcool e drogas)
  • Uso excessivo de internet e redes sociais
  • Traumas físicos
  • Traumas psicológicos
  • Problemas cardíacos
  • Separação conjugal
  • Enxaqueca crônica

É importante ressaltar que o meio ambiente, apesar de contribuir em muitos casos como dito na lista acima, não necessariamente está associado a depressão, já que ela é uma doença que afeta nosso cérebro, diminuindo neurotransmissores como serotonina e endorfina. É comum que muitos digam “a pessoa tem uma vida perfeita, como ela ficou com depressão?”, sendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ninguém pega uma pneumonia e as pessoas associam a uma “vida perfeita”. No entanto, há fatores externos que podem contribuir para que a doença desencadeie.

Apesar disso, uma vida saudável contribui para a prevenção da doença, incluindo a alimentação, atividades físicas, menos estresse no trabalho e uma vida social saudável. Caso a depressão já tenha se instalado, é importante que a pessoa busque ajuda e siga “a risca” as orientações do médico e/ou do psicólogo.

O paciente, o médico, a família, amigos e todo o meio social deverão estar juntos em uma jornada para que a pessoa saia dessa condição e volte a ter uma vida normal.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s