psicologia

Como tratar a depressão de forma natural?

Como já exploramos em diversos artigos aqui no blog, a depressão é uma doença que afeta os neurotransmissores, não tendo a ver necessariamente com o mundo externo.

Isso significa que nosso cérebro “desregula” e, em casos moderados ou graves, é imprescindível que uma pessoa busque tratamento com o psiquiatra, que dará um remédio para auxiliar no tratamento bioquímico para a pessoa se sentir melhor, junto com o psicólogo, que trabalhará o lado subjetivo da pessoa e fará com que ela encare o mundo de outra forma.

Uma pessoa deprimida tem muitas dificuldades para realizar tarefas cotidianas, como levantar da cama, ir ao trabalho, fazer a barba, ou querer fazer qualquer outra coisa. Está sempre desanimada, cansada e pessimista. No entanto, ao iniciar o tratamento com os profissionais, a pessoa também deverá seguir alguns passos para se recuperar da condição, incluindo:

Alimentar-se bem: É clássico que a pessoa deprimida desregule também a alimentação, ficando longos períodos sem comer ou então comendo exageradamente para buscar conforto na comida. Nesse ponto vale um nutricionista, mas a velha recomendação de carboidratos complexos, como alimentos integrais, ovo cozido e fugir das frituras ajudam a pessoa a estabilizar a bioquímica do corpo. Nessas horas, um nutricionista pode te ajudar no combate a doença.

Não usar álcool ou outras drogas: É comum que uma pessoa que esteja com depressão “busque refúgio” no álcool ou em drogas estimulantes ilícitas, como a cocaína. No entanto, apesar do relaxamento e euforia inicial que essas substâncias causam, no médio prazo ela piora o estado depressivo por desregular, ainda mais, o nosso organismo;

Exercícios Físicos: Dificilmente uma pessoa com o grau moderado ou grave da doença terá disposição para se exercitar. No entanto, caso ela já esteja em tratamento e consiga realizar algumas atividades cotidianas, os exercícios físicos ajudam a liberar dopaminas e endorfinas para a pessoa se sentir melhor. Os estudos demonstram que as atividades aeróbicas, como esteira, bicicleta ergométrica, ciclismo, corrida e outros, ajudam a pessoa a se sentir melhor;

Tomar sol: Estudos apontam que 20 a 30 minutos de sol ajudam a pessoa a melhorar o humor, por aumentar a produção de serotonina.

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