A ninfomania (em mulheres) ou satiríase (em homens), é um transtorno que se caracteriza pelo desejo sexual constante e insaciável, se tornando um problema por prejudicar a vida cotidiana da pessoa que sofre deste transtorno, prejudicando o trabalho e os relacionamentos interpessoais. O desejo sexual se torna uma compulsão, onde a pessoa não tem capacidade de controlar o seu impulso sexual.
Popularmente, acredita-se que a pessoa com hipersexualidade deseja ter atos sexuais com diversos parceiros e obtém grande prazer em todos eles, mas não necessariamente. Uma pessoa considerada ninfomaníaca pode sentir a necessidade de ter vários atos sexuais seguidos com uma pessoa só. Além disso, o ato sexual pode ser seguido por culpa e arrependimento, o que não impede novos impulsos para outro ato, assim como nas compulsões alimentares.
Segundo o psiquiatra E.Coleman no artigo de 1992 “Is Your Patient suffering from compulsive sexual behavior?”, há cinco tipos de comportamento que podem caracterizar a condição.
- Sexo compulsivo e múltiplos parceiros;
- Fixação compulsiva na obtenção de um parceiro inatingível;
- Masturbação compulsiva, mesmo sem vontade ou com dor;
- Compulsão por múltiplos relacionamentos afetivos ou;
- Sexo compulsivo com um único parceiro.
O tratamento para a condição se dá aliando psiquiatria, que dará remédios que regulam a produção de serotonina e ajudam o paciente a aumentar o autocontrole e o bom humor, aliada a psicoterapia, já que a cognitivo-comportamental ensinará o paciente a ter habilidades para lidar melhor com a carência afetiva, desconforto e ter uma vida mais funcional.