comportamento

Ninfomania: quando as relações sexuais se tornam um vício

A ninfomania (em mulheres) ou satiríase (em homens), é um transtorno que se caracteriza pelo desejo sexual constante e insaciável, se tornando um problema por prejudicar a vida cotidiana da pessoa que sofre deste transtorno, prejudicando o trabalho e os relacionamentos interpessoais. O desejo sexual se torna uma compulsão, onde a pessoa não tem capacidade de controlar o seu impulso sexual.

Popularmente, acredita-se que a pessoa com hipersexualidade deseja ter atos sexuais com diversos parceiros e obtém grande prazer em todos eles, mas não necessariamente. Uma pessoa considerada ninfomaníaca pode sentir a necessidade de ter vários atos sexuais seguidos com uma pessoa só. Além disso, o ato sexual pode ser seguido por culpa e arrependimento, o que não impede novos impulsos para outro ato, assim como nas compulsões alimentares.

Segundo o psiquiatra E.Coleman no artigo de 1992 “Is Your Patient suffering from compulsive sexual behavior?”, há cinco tipos de comportamento que podem caracterizar a condição.

  • Sexo compulsivo e múltiplos parceiros;
  • Fixação compulsiva na obtenção de um parceiro inatingível;
  • Masturbação compulsiva, mesmo sem vontade ou com dor;
  • Compulsão por múltiplos relacionamentos afetivos ou;
  • Sexo compulsivo com um único parceiro.

O tratamento para a condição se dá aliando psiquiatria, que dará remédios que regulam a produção de serotonina e ajudam o paciente a aumentar o autocontrole e o bom humor, aliada a psicoterapia, já que a cognitivo-comportamental ensinará o paciente a ter habilidades para lidar melhor com a carência afetiva, desconforto e ter uma vida mais funcional.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s